Startups são empresas que trazem ao mercado inovação. Basicamente, é uma modalidade de negócio que visa trazer soluções de forma criativa e inovadora. Mas abaixo você verá alguns exemplos de startups angolanas que você deve conhecer, sobretudo se você deseja entrar nesse universo e trazer ao mercado mais uma ideia de algo que possa ser a próxima startup angolana de sucesso.
Em Angola, o termo startup tem se tornado cada vez mais popular devido ao surgimento de startups que apresentam ideias incríveis e solucionam problemas, quer conhecer algumas delas? Veja abaixo 7 startups angolanas que você precisa conhecer:
1. Tupuca
Tupuca é uma startup angolana cofundada por Erickson Mvezi, Patrice Espírito Santo, Sydney Texeira e Wilson Ganga em 2015. A ideia de desenvolver um negócio que facilita a entrega de produtos deu origem à Tupuca, uma startup que ficou reconhecida a nível nacional e internacional, tendo estado entre as 10 startups mais promissoras na África austral.
2. Appy Saúde
Pelo nome percebe-se logo a área em que essa startup angolana actua. Appy Saúde é um aplicativo móvel que permite obter informação confiável sobre estabelecimentos de saúde e solicitar produtos ou serviços médicos online com facilidade.
3. Bayqi
BayQi é uma plataforma de Comercio Eletrónico (B2C) que permite o Vendedor em qualquer parte de mundo vender os seus produtos de forma segura e simples diretamente ao Consumidor final em África.
4. Kubinga
A Kubinga (que significa boleia), é outra startup que traz inovação ao mercado angolano. A startup consiste em prestação de serviço de transporte on-line que funciona através de uma aplicação, disponível em cerca de 11 idiomas e que reúne serviços, viagens e entregas. É uma forma de fazer a transição da economia informal para a economia formal.
5. Roque-online
Você conheceu a famosa e gigante praça do Roque santeiro?
Pois é, aqui você tem a mesma ideia, mas desenvolvida em formato digital. Roque-online é uma startup que espelha a ideia de uma praça online. A plataforma oferece uma vasta gama de produtos e milhares de membros cadastrados. Em cerca de dois anos, passou de 250 membros para 36 mil, fazendo a ligação de mercados informais ao ar livre com os clientes.
6. Sócia
Eleita a melhor Startup de Angola na quinta edição da Seedstars, 2020/2021, Sócia é uma startup que traz o que é feito pelas vendedoras de rua em uma plataforma digital. A ideia é praticamente permitir às pessoas comprar um produto compartilhando a conta e o produto em partes iguais – o que acontece com frequência nos mercados de Angola, principalmente nos armazéns de frescos da capital.
7. ASSINABWE
Software que permite as empresas gerir e assinar documentos digitalmente em qualquer dispositivo a qualquer altura e em qualquer lugar com segurança garantida.
Conclusão
A lista de startups angolanas que trazem ideias inovadoras ao mercado é enorme. Apesar de mencionarmos nesse artigo apenas 7, você deve ter em mente que a qualquer momento poderá de deparar ou simplesmente ouvir dizer de mais startups angolanas com ideias igualmente incríveis.