Como evitar a queda de cabelo?
O cabelo significa muito para muita gente, pois contribui muito para a beleza e notar algo de errado nele é realmente preocupante.
A queda de cabelo é um fenômeno que acontece naturalmente quando penteamos o cabelo ou até mesmo enquanto tomamos banho, mas não passam de pequenos fios. O que é preocupante é quando você nota que seu cabelo cai muito e quase há parte do seu cabelo em todo canto.
Mas como evitar a queda de cabelo? Essa é, sem dúvidas, a primeira questão que nos fizemos diante disso, mas antes de sabermos disso, precisamos entender as causas da perda de cabelo.
O que causa a perda de cabelo?
A perda de cabelo pode ser causada por problemas mais básicos como a falta de higiene, Caspa, estresse, uso de químicos agressivos, fumaça de cigarro acumulada nos cabelos, tratamento capilar de má qualidade, uso de penteados que puxam demais a raiz do cabelo e problemas de saúde que incluem:
- Distúrbio Hormonal;
- Anemia;
- Dietas Restritivas;
- Problemas na tireoide;
- Inflamação no couro cabeludo;
- Deficiência em relação a alguma vitamina ou mineral;
Contudo, existem algumas formas simples de tratar o problema e evitar que seu cabelo continue caindo, preocupando você e colocando em risco a sua beleza. Veja abaixo.
7 formas de evitar a perda de cabelo
Siga essas dicas para acabar com a perda capilar:
1) Tenha uma boa alimentação
Aposte em uma alimentação balanceada. Uma alimentação deficiente em nutrientes, principalmente em proteínas pode contribuir para um cabelo mais fraco e levar à queda de cabelo, já que as proteínas equivalem a 97% da composição das fibras capilares.
Sendo assim, você deve inserir alimentos como legumes, frutas, verduras, carne vermelha e peixe na sua alimentação, já que esses alimentos ajudam a repor as vitaminas e nutrientes necessários para o nosso corpo.
2) Lave seu cabelo regularmente
Lavar o cabelo regularmente pode ser a solução para evitar quedas de cabelo. Ficar muito tempo sem lavar o cabelo pode causar vários problemas ao couro cabeludo, como o acúmulo de secreção, sebo e outros resíduos de poluição no local.
Não lavar o cabelo também pode causar caspas e coceira e a queda dos fios. O conselho é lavar seu cabelo uma vez em cada dois dias.
3) Evite o álcool e o cigarro
Parar de fumar e consumir álcool também é um remédio para parar a queda de cabelo. O fumo provoca radicais livres em nosso corpo – por conta disso há comprovação científica que o fumo propicia a queda do cabelo.
Já a ingestão de álcool também provoca radicais livres, os quais promovem a inflamação em alguns tecidos, incluindo a pele e o couro cabeludo, o que pode promover o aumento da queda de cabelo.
4. Use produtos específicos
Existem produtos específicos para a queda de cabelo e você deve dar uma olhada neles e escolher um para usar para diminuir os níveis de perda de cabelo. Esses produtos geralmente possuem os ativos necessários para combater o problema da perda capilar.
5) Trate a formação de caspas
A queda de cabelo também pode ser causada pelo excesso de caspa. Isso acontece devido ao quadro inflamatório que se forma no couro cabeludo. Você pode evitar isso e mais outros problemas como coceiras, descamação e vermelhidão no couro cabeludo lavando o cabelo com shampoo anticaspa e antiolesidade.
6) Evite prender os fios molhados
Prender os fios úmidos ou molhados é uma prática comum entre várias pessoas. Porém, se você costuma fazer isso, a notícia é que esse pode ser o motivo do seu cabelo cair com frequência, isso porque manter o couro cabeludo molhado por muito tempo pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias nocivas à saúde do cabelo e facilitar o surgimento da caspa, além de enfraquecer a raiz e desequilibrar a microbiota capilar.
7) Evite o estresse
O estresse gera um aumento do hormônio cortisol em nossa corrente sanguínea, afetando a digestão e a absorção de nutrientes pelo organismo, o que resulta no enfraquecimento dos fios e, consequentemente, na queda capilar.
Leia também: