Você já sentiu o desejo de se aproximar mais de Deus e de buscar a sua vontade para a sua vida? Você já quis experimentar o poder da oração e da fé de uma forma mais profunda? Se a sua resposta é sim, então você pode se beneficiar de uma prática espiritual muito antiga e poderosa: o jejum.
O jejum é uma forma de renunciar voluntariamente a algo que nos alimenta ou nos satisfaz, como comida, bebida, entretenimento ou hábitos, por um período determinado, com o objetivo de dedicar mais tempo e atenção a Deus.
O jejum não é uma forma de manipular a Deus ou de ganhar méritos diante dele, mas sim uma forma de expressar o nosso amor, a nossa dependência e a nossa entrega a ele.
O jejum também é uma forma de orar com mais intensidade e foco.
A oração é a nossa comunicação com Deus, onde podemos louvá-lo, agradecê-lo, confessar os nossos pecados, pedir perdão, interceder por nós mesmos e pelos outros, e ouvir a sua voz. A oração é o nosso canal de relacionamento com Deus, onde podemos conhecer o seu caráter, a sua vontade e os seus propósitos.
Mas como jejuar e orar para um propósito? Como fazer dessa prática uma experiência significativa e transformadora? Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:
1. Ore antes de jejuar
Antes de iniciar o seu jejum, ore a Deus pedindo orientação sobre como fazê-lo. Peça a ele que te mostre qual tipo de jejum fazer (total, parcial, de líquidos, de meios de comunicação, etc.), por quanto tempo fazê-lo (um dia, uma semana, um mês, etc.) e qual o objetivo do seu jejum (renovação espiritual, orientação, paciência, cura, etc.). Lembre-se que o jejum deve ser algo entre você e Deus, e não para se mostrar aos outros (Mateus 6:16-18).
2. Prepare-se para jejuar
Depois de definir o seu plano de jejum, prepare-se para ele. Organize o seu horário para dedicar mais tempo à oração e à leitura da Bíblia. Faça algumas refeições leves antes do jejum para preparar o seu corpo.
Evite alimentos muito pesados ou que contenham muito açúcar ou cafeína. Ao invés disso, beba bastante água durante o jejum para se hidratar. Evite situações onde há muita tentação para quebrar o seu jejum.
3. Ore durante o jejum
Durante o seu jejum, ore com frequência e sinceridade. Aproveite o tempo que você normalmente gastaria comendo ou se entretendo para conversar com Deus. Louve-o pelo que ele é e pelo que ele tem feito na sua vida.
Agradeça-lhe pelas bênçãos que ele tem te dado. Confesse os seus pecados e peça perdão. Interceda por você mesmo e pelos outros que precisam da graça de Deus. Ouça a voz de Deus através da sua Palavra e do seu Espírito Santo. Medite nas coisas de Deus e busque conhecê-lo mais.
4. Ore depois do jejum
Assim como no princípio, quando terminar o seu jejum, ore novamente agradecendo a Deus por ter te sustentado durante esse tempo e por ter te abençoado de alguma forma, e logo após isso, quebre o seu jejum com uma refeição leve e saudável.
Não coma demais ou muito rápido para não prejudicar a sua saúde. Procure colocar em prática o que você aprendeu durante o seu jejum e oração. Seja obediente às orientações de Deus e continue buscando-o em tudo.
O jejum e a oração são ferramentas poderosas para um cristão e você precisa fazer isso do jeito certo. Seguindo as dicas acima, você com certeza vai conseguir jejuar do jeito certo e se aproximar mais de Deus.
Leia também:
- 15 Maneiras de como ter intimidade com Deus
- 15 Dicas para se entender consigo mesmo
- É pecado pintar o cabelo?
- O que é pecado no casamento evangélico?
- Como saber meu número anjo? veja 3 maneiras possíveis
- 7 dicas para um namoro cristão