Você sabia que existem mais de 25.000 espécies de orquídeas, e apenas algumas são adequadas como plantas domésticas?
Muitas pessoas pensam que as orquídeas são plantas notoriamente difíceis de cultivar, mas para aqueles de nós que não possuem uma estufa, cuidar das orquídeas é mais fácil do que se possa pensar.
Dadas as condições certas, qualquer pessoa pode fazer uma orquídea prosperar.
Apesar da sua aparência exótica, cuidar das orquídeas pode ser um pouco diferente daquilo a que está habituado, mas não é de modo algum mais complexo. Confira 6 dicas de como cuidar de orquídeas:
1) Escolha o vaso certo
Em primeiro lugar: o primeiro erro a evitar quando se trata de cuidar de orquídeas é usar o solo errado para o vaso.
As orquídeas crescem na casca das árvores na natureza, pelo que se quer dar conta dessa área o melhor que se pode. Em vez de terra, utilize terra para vaso feita especificamente para orquídeas.
Além disso, volte a plantar a sua orquídea no momento da floração (cerca de 2 em 2 anos).
2) Coloque a sua orquídea num local que receba luz direta e indireta
As orquídeas são fascinadas pela luz do sol. Elas prosperam melhor num espaço que recebe luz brilhante indireta durante a maior parte do dia.
No entanto, podem lidar com luz média se necessário e não são fascinadas pela luz directa brilhante, que as seca e dá aos seus botões uma oportunidade de se queimarem bastante rapidamente.
As janelas voltadas para leste são ideais porque recebem muita luz matinal que não é suficientemente profunda. Contudo, preste atenção à cor das folhas da sua orquídea: se escurecerem, a planta precisa de mais luz.
3) Regue a sua orquídea com moderação (mas regularmente)
Por mais tentador que seja pulverizar orquídeas como outras plantas em sua casa, especialistas em plantas e designer de flores aconselham a não fazer isso se você deseja cuidar bem da sua orquídea.
Pulverizar flores de orquídeas pode causar manchas e apodrecimento.
Você talvez já ouviu alguém dizer que deve regar a sua orquídea com um cubo de gelo, mas essa não é a melhor maneira de fazer isso.
Os cubos de gelo ficam bastante frios e podem danificar o sistema radicular ou as folhas das plantas se colocados diretamente no topo.
Tenha em mente o clima quente e húmido de onde provém a maioria das orquídeas. O melhor é regar com água em temperatura ambiente.
Em termos de frequência de rega, especialistas recomendam que não se regue a orquídea muito mais do que uma vez por semana. Depois de regar a orquídea, retire-a do vaso decorativo (ainda deve estar num vaso de cultivo) e deixe-a secar completamente antes de a voltar a colocar no vaso.
4) Considerar a utilização de um humidificador
Uma outra dica de como cuidar de orquídea é considerar a utilização de um humidificador.
Como as orquídeas são nativas dos trópicos, prosperam em lugares brilhantes, quentes e húmidos.
Ter um humidificador perto para amortecer o vento seco no seu espaço é definitivamente produtivo, uma vez que as orquídeas são nativas de ambientes húmidos. Mas não é necessário ter um.
No entanto, se a sua orquídea parecer estar doente, um humidificador pode ajudar.
Da mesma forma, protegê-las das correntes de vento das janelas e dos sistemas de aquecimento e arrefecimento pode ajudar, diz Marino.
5) Não corte as raízes
Muitas raízes de orquídea têm potencial para crescer fora do vaso; não as corte. Isso é bom, e essas raízes ajudam a planta a ganhar mais energia e a poda pode afetar a saúde da orquídea.
6) Organize os seus cuidados quando a orquídea parar de florir
As orquídeas de interior florescem tipicamente uma vez por ano, e a sua floração pode durar alguns meses.
Quando a floração estiver completa, deixe as flores murchar e cair (ou ajude na poda suave) e desfrute das espessas folhas verdes da sua orquídea até ao próximo ano.
Quando esta estação de crescimento anual começar para a sua orquídea, não há problema em regar a sua planta com um pouco menos de frequência até à próxima época de floração.
Mais artigos: