Você está enfrentando mofo nas paredes de sua casa? Neste conteúdo você verá várias dicas úteis sobre como evitar mofo e bolor em suas paredes.
Umidade, mofo e bolor se intensificam durante os meses mais frios. Eles representam vários riscos à saúde, especialmente para bebês e idosos com problemas respiratórios, irritação ocular e infecções sinusais.
Além dos efeitos à saúde, a umidade e o mofo podem afetar seus móveis e comprometer a integridade estrutural de seu prédio. Confira a seguir algumas dicas para se livrar disso de uma vez.
9 dicas de como evitar mofo na parede
Caso você não saiba, a condensação em sua casa pode causar umidade, que por sua vez pode levar ao mofo, que você pode notar na forma de pequenas manchas pretas nas paredes da superfície. Para evitar que isso surja em sua parede, as dicas abaixo são bastante úteis:
1. Melhorar a ventilação adequada
A ventilação é um fator chave na prevenção de mofo nas paredes da sua casa. As atividades diárias que você faz em sua casa podem levar a problemas de umidade e mofo. Secar roupas molhadas dentro de casa, tomar banho e cozinhar contribuem para o aparecimento de mofo em sua casa. Com isso a dica é: Melhore a ventilação em cozinhas, lavanderias e banheiros para se livrar do mofo em sua casa.
Além disso, é importante e necessário limitar o uso de aparelhos que criam umidade, como chaleiras, fogões ou secadoras. Prefira sempre usá-los em outro lugar para o bem de suas paredes.
2. Seque imediatamente as áreas molhadas
A umidade promove o aparecimento de mofo. Entretanto, se você notar vazamentos em canos ou qualquer derramamento em seu porão após uma chuva, limpe-os imediatamente.
3. Use produtos anti-mofo
Esteja você consertando uma casa antiga ou construindo uma nova, você deve promover o uso de produtos resistentes ao mofo. Entre os produtos que você pode usar estão: inibidores de mofo para tintas e drywall ou gesso resistente a mofo.
Enquanto o drywall padrão contém gesso entre as camadas de papel, o drywall resistente a mofo não tem papel e, portanto, é à prova d’água.
Você pode usar drywall resistente à umidade em lavanderias, cozinhas e banheiros. Além disso, se o mofo começar a aparecer sem motivo aparente, use imediatamente um spray especial projetado para essa finalidade para eliminar o mofo da parede.
4. Limpe as calhas do telhado regularmente
Calhas danificadas e telhados com vazamentos também são as principais causas de umidade e mofo, o que também pode levar a problemas de entrada de água.
Para evitar o mofo nas paredes de sua casa você precisa verificá-los regularmente. Verifique se há rachaduras nos ladrilhos e limpe as calhas do telhado regularmente. Além disso, fique sempre atento a qualquer dano causado pela água após uma chuva.
5. Melhore a circulação do ar em sua casa
Quando a temperatura esfria, o ar não consegue reter mais umidade. O excesso de umidade no ar começa a aparecer em pisos, janelas e paredes, e o ar em seu prédio não está circulando bem.
Portanto, aumente a circulação de ar abrindo janelas e portas, movendo madeira ou outros móveis para longe das paredes e abrindo portas de armários em quartos mais frios e úmidos. O ar fresco reduz a umidade e evita que o mofo entre em suas instalações.
Conclusão
Estas foram as dicas que preparamos para ajudar você a evitar o mofo nas paredes de sua casa. Se você está vendo mofo na sua parede e está pensando em acabar com isso, com certeza uma das dicas acima o ajudará com isso. Porém, se sua parede ainda não apresenta mofo e você deseja se prevenir, o conteúdo acima também é útil.
Leia também:
- Como limpar azulejos do banheiro
- Como fazer sabão caseiro: veja essas 5 receitas simples
- Como dividir as tarefas domésticas com o marido em 6 passos
- Como eliminar formigas na cozinha: veja esses 3 truques caseiros
- Como limpar a tela da TV de forma correta: Veja dicas de especialistas
- Como remover calcário do vaso sanitário com Coca-Cola