Todos nós podemos ter conhecido alguém com quem é difícil conviver. A propósito, ao ler este post, aposto que se pode lembrar em uma ou duas pessoas a quem se aplica o termo “difícil”.
Então, sabendo que isto é verdade… não gostaria de saber o segredo para se dar bem com pessoas difíceis?
1. Ouça, especialmente antes de reagir
Por vezes as pessoas difíceis só são difíceis porque ainda estão a atravessar um período difícil da sua história… e o seu comportamento reflecte isso.
Seja o ouvido de que alguém precisa uma vez que é “difícil de lidar”. Tente ouvir qualquer dor ou frustração que possam estar a sentir.
Nunca se sabe o que está por detrás do seu comportamento frustrante. Talvez seja apenas uma questão de desabafar. Então, seja o ouvido de que alguém precisa quando é enfrenta situações difíceis.
2. Não seja crítico
Alguma vez ouviu o ditado “Uma vez que aponte um dedo a alguém, 3 dedos apontam para si?
É importante quando se ouve alguém que tende a ser difícil de o fazer de forma objectiva.
Se essa pessoa está realmente a atravessar um período difícil na sua história, vai querer ouvi-la para oferecer alguma perspectiva, não para a julgar.
Nenhum de nós sabe realmente como reagiria se se encontrasse na mesma situação.
3. Entender a perspectiva de outra pessoa, ao mesmo tempo que evita os mexericos
É sempre uma boa ideia pedir a perspectiva de outra pessoa quando se lida com pessoas difíceis. É uma forma de expressar os seus sentimentos e, ao mesmo tempo, obter uma visão objectiva do assunto. É uma forma de saber “se são eles ou eu”.
Tenha o cuidado de não tomar o ponto de vista de alguém que está continuamente a ser simpático e a tentar transformar a sua argumentação numa sessão de fofocas.
4. Seja respeitoso
Dois erros não fazem um certo. Não retribua o comportamento que recebeu da pessoa difícil que o perturbou. A maioria das pessoas sabe que estava errada e que o seu comportamento ou era apropriado ou errado.
Ensinar a bondade e o respeito, mesmo quando não o merecem, pode ser a coisa que obriga os seus corações a mudar.
5. Fazer uma oferta de paz
Fazer um bolo. Fazer um bolo. Dar um presente atencioso.
Os presentes são uma grande oferta de paz de espírito quando são bem planeados e pensados. O seu gesto pode fazer a diferença, não importa quão pequeno seja.
6. Identificar a sua necessidade oculta
Ao tomar tempo para ouvir essa pessoa problemática, ou ao discutir o caso com um terceiro objectivo, irá descobrir que o seu antagonista tem uma necessidade oculta.
Por exemplo, esta pessoa pode estar a passar por uma situação dramática que a afasta do seu jogo… tal como a perda de um pai, um filho doente ou um divórcio.
Para fazer face a isto, esta pessoa traz stress a todos os que se cruzam no seu caminho.
7. Dar elogios
Há momentos em que todos nós precisamos de um pouco de positividade nas nossas próprias vidas, especialmente as pessoas difíceis. Algumas palavras amáveis. Um sorriso.
Pode ser que o gerente, o colega de trabalho ou o vizinho de fundo só se preocupe em ouvir o que eles gostam ou apreciam neles. O seu chefe pode ser aborrecido mas impressionante sob pressão.
O seu colega de trabalho pode ser bastante asseado e organizado, mas difícil de se dar bem com ele.
O seu vizinho pode deixá-lo nervoso, mas tem o melhor relvado aparado e sebes da vizinhança. Ele anseia por lhe dar um elogio; deixe-o fazer-lhe sentir-se bem.
8. Não exija mudanças, mas explique como as suas ocupações o fazem sentir
Nós sabemos que isto não se aplica a todos. No entanto, uma vez que falamos de pessoas difíceis, é importante lembrar que elas também são pessoas.Embora sejam difíceis, têm sentimentos insondáveis e são capazes de pensar e compreender.
Desta forma, tenta-se explicar a uma pessoa difícil como as suas ocupações o fazem sentir e espera-se o melhor.
Talvez eles compreendam e mudem. Isto pode ser mais eficaz do que forçar alguém a mudar os seus hábitos. Está quase sempre errado.
9. Tente não levar o seu comportamento a peito
Saiba o que desencadeia em si o seu comportamento. Na medida das suas capacidades, tente não levar a peito o comportamento da pessoa difícil. Como já dissemos, os componentes da vida de uma pessoa podem causar um comportamento tão abrupto.
Mais artigos: