Em meio a milhares de crentes em todo o mundo e cada um completamente diferente do outro, a Bíblia é muitas vezes mal interpretada, ou simplesmente interpretada de forma diferente por pessoas diferentes. Daí que surgem dúvidas como: é pecado usar maquiagem?
Você saberá ao longo desse artigo e no final, você é livre de fazer uma análise sobre o conteúdo apresentado. Vamos a isso.
O que a Bíblia diz sobre maquiagem?
Devemos saber que não existe nenhum texto bíblico que proíba expressamente o uso de maquiagem, esmalte ou que a mulher faça um penteado em seu cabelo.
Então, é pecado usar maquiagem?
Não. É preciso deixar claro que a Bíblia não condena o uso de maquiagem. O que torna uma ação pecado ou não, em muitas vezes é a motivação com que a pessoa a pratica.
Então, você deve se perguntar a si mesma o que lhe motiva usar maquiagem. É claro que uma mulher crente jamais deve fazer o uso de maquiagem para atrair homens comprometidos ou para causar algum escândalo diante de outras pessoas a sua volta.
Muitas das circunstâncias em que a Bíblia menciona embelezamento através da maquiagem, ela está usando uma metáfora, para mostrar como o povo de Deus “se prostituiu” com outros povos. Em Jeremias 4:30, por exemplo, o autor está falando com Jerusalém, assim como acontece em Ezequiel 23:40-42 (a mulher que pinta seus olhos é novamente Jerusalém).
No entanto, nada é claro de que é pecado usar maquiagem. Porém, a Bíblia também menciona que o corpo humano é templo do Espírito Santo (1 Coríntios 6.19,20), entretanto, e que em todas as circunstâncias os cristãos, homens ou mulheres, devem procurar glorificar a Deus em tudo o que fazem (1 Coríntios 10:31). Na hora de cuidar da sua aparência também.
Isso significa que antes de fazer qualquer coisa em seu corpo você deve parar para analisar se o templo do Espírito Santo realmente merece isso que você está querendo fazer nele. Portanto, pense bem antes, e se você tiver a consciência pesada sobre esse assunto é melhor que não o faça, caso contrário, sinta-se livre.
Leia também: