Jogos cooperativos – um conceito que consiste em unir pessoas para trabalhem por um mesmo objetivo. Saiba mais sobre o que são jogos cooperativos e sua importância ao longo desse conteúdo.
O que são jogos cooperativos
O jogo cooperativo é aquele em que os jogadores não são adversários uns dos outros, ou seja, não existe o termo competição, pois todos estão dispostos a trabalhar juntos por um objetivo comum. Neste jogo os participantes não perdem ou ganham de forma particular, mas como um grupo.
Objetivo dos jogos cooperativos
O principal objetivo dos jogos cooperativos é unir pessoas e promover o espírito de confiança que têm um pelos outros e cada um, a si mesmo.
Os participantes estão cientes de que perder ou ganhar não é o que mais importa, mas sim o processo todo, por isso participam autenticamente. Com isso, estimulam a vontade de continuar jogando, e aceitar todos como são verdadeiramente.
Vantagens dos jogos cooperativos
Uma das grandes e principais vantagens dos jogos cooperativos está no fato de que ajuda as pessoas a se libertarem da competição. Seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta em comum, sem qualquer tipo de agressão, todos trabalhando em prol do grupo.
Alguns exemplos de jogos cooperativos
Um exemplo claro de jogo cooperativo é o famoso jogo de praia (vôlei infinito) em que todos os jogadores participantes jogando uma bola para cima, evitando que ela caia ao chão. Nesse jogo há um certo espírito de equipa, que motiva todos a trabalharem juntos para não permitir que a bola caia.
Outro exemplo é o jogo da caneta na garrafa. Esse jogo cooperativo consiste no desafio de fazer uma caneta passar pelo gargalo de uma garrafa.
Para isso, a caneta é amarrada por diversas linhas de barbante e cada ponta entregue a um membro da equipe. Nesse jogo o resultado é sempre coletivo. A equipe precisa coordenar seus movimentos para que o objetivo seja alcançado.
Leia também: O que é logradouro