Há várias maneiras de se livrar da caspa, desde shampoos e corticosteroides medicados a remédios alternativos como óleo de árvore de chá e bicarbonato de sódio.
A caspa, caracterizada por flocos brancos com comichão no couro cabeludo, pode ser desconfortável e embaraçosa. Pode também causar outros sinais, tais como manchas gordurosas no couro cabeludo e formigueiros na derme.
Pesquisas mostram que a caspa afecta internacionalmente até 42% das crianças pequenas e 1-3% dos adultos.
A caspa pode ser causada por uma variedade de componentes, incluindo pele seca, dermatite seborreica, sensibilidade aos produtos capilares, e um aumento de um certo tipo de fungo que vive no couro cabeludo.
Embora existam vários produtos comercializados de forma independente que se pode experimentar para a caspa, os remédios naturais são muitas vezes igualmente eficazes.
Como acabar com a Caspa
Aqui estão 6 remédios caseiros básicos para acabar com a caspa naturalmente:
1) vinagre de sidra de maçã
O vinagre de sidra de maçã está associado a uma série de benefícios para a saúde e é amplamente utilizado como um remédio natural para a caspa.
Acredita-se que a acidez do vinagre ajuda a estimular a remoção de células mortas da derme do couro cabeludo.
Além disso, sugere-se que o vinagre de sidra de maçã equilibra o pH da derme para minimizar o crescimento de fungos, combatendo assim a caspa.
Se quiser experimentar vinagre de sidra de maçã, adicione algumas colheres de sopa ao seu shampoo ou misture-o com óleos essenciais e pulverize-o directamente no seu cabelo.
2) Aloe vera
O Aloe é um suculento que é normalmente adicionado a pomadas, cosméticos, e loções para a pele.
O aloé vera tem propriedades antibacterianas e antifúngicas que podem minimizar a inflamação e os sinais de caspa.
3) Óleo de árvore de chá
O óleo de árvore de chá tem sido sempre utilizado para tratar condições como a acne e a psoríase.
Também se demonstrou ter potentes propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que têm o potencial de aliviar os sinais de caspa.
De acordo com uma revisão anterior, o óleo de árvore de chá foi mesmo eficaz no combate à estirpe específica de fungos que tem o potencial de causar tanto dermatite seborreica como caspa.
E uma palavra de aviso: o óleo de árvore de chá pode causar irritação em pessoas com pele sensível.
Por conseguinte, é melhor diluí-lo adicionando algumas gotas a um óleo veicular como o óleo de coco antes de o aplicar directamente sobre a pele.
4) Óleo de coco
O óleo de coco é conhecido pelos seus múltiplos benefícios para a saúde e é também utilizado como remédio natural para a caspa.
Pode melhorar a hidratação da derme e prevenir a secura que pode agravar a caspa.
De acordo com vários estudos, o óleo de coco pode ser tão eficaz como o óleo mineral para melhorar a hidratação da derme quando utilizado como hidratante.
Outros estudos sugerem que o óleo de coco pode ajudar a tratar o eczema, uma condição da pele que pode aliviar a caspa.
5) Evitar certos alimentos
Embora seja necessária mais investigação sobre a ligação entre a dieta e a caspa, muitas pessoas descobriram que concentrar-se em certos alimentos reduz a inflamação, o que pode ajudar a melhorar a saúde do couro cabeludo.
Além disso, alguns estudos sugerem que as alterações da dieta previnem infecções fúngicas, mantendo o crescimento excessivo de levedura sob controlo e melhorando o microbioma intestinal, o que pode ajudar a tratar a caspa.
Alguns alimentos que poderá querer limitar incluem:
- Hidratos de carbono refinados tais como pão branco, massa branca, tortilhas e bolachas;
- Carne vermelha;
- Carne bovina processada e viva;
- Assados;
- Alimentos e bebidas açucaradas;
6) Reduzir o stress
Pensa-se que o stress é prejudicial a muitos aspectos da saúde e da paz, desde a doença crónica à saúde mental.
O stress pode enfraquecer o seu sistema imunitário e afectar a capacidade do seu corpo de combater infecções que causam caspa.
Além disso, o stress precede frequentemente a dermatite seborreica, uma das causas mais comuns da caspa.
Para controlar os níveis de stress, pode-se tentar técnicas de redução do stress, tais como a atenção, yoga, respiração profunda, ou aromaterapia.
Concluindo…
Embora a caspa seja um problema grave, alguns remédios naturais podem aliviar e acalmar os sintomas.
Da próxima vez que estiver a lutar contra a caspa, por que não experimentar alguns dos remédios naturais acima mencionados para melhorar a saúde do couro cabeludo e reduzir a caspa naturalmente?
Se estes remédios não ajudarem, consulte um dermatologista para ver se outras opções de tratamento são primordiais para alcançar um alívio duradouro.
Mais artigos: