Quer saber qual a temperatura do corpo humano considerada normal? Então continua lendo este artigo até o final que você vai não só aprender isso como também aprender o que a faz baixar ou subir.
Conhecimentos prévios
Antes de te responder você precisa saber de dois factores muito importantes:
- A temperatura ideal é diferente em cada região do nosso corpo. Os locais indicados para medir são: axilas, boca e ouvido;
- A temperatura corporal não se mantém constante durante o dia.
Incrivelmente, na parte da manhã nosso corpo fica mais frio e vai aquecendo até a noite. Então, não estranhe se na hora de dormir você estiver mais quente que de manhã.
Temperatura ideal do corpo humano
Sabendo que a medição deve ser feita em algum local específico e o impacto do horário na análise, vamos aos valores.
Durante a manhã o ideal é que nosso corpo esteja a 36,5 graus Celsius e durante a noite a 37,2 graus se medida nas axilas. Se for medida na boca ou no ouvido, o valor não deve passar de 37,5.
Sendo assim, o ideal é estar entre 36,5 e 37,2 graus Celsius. Caso seu termômetro esteja em Fahrenheit esse valor deve ser maior que 97,7 e menor que 98,9.
Identificando os intervalos
- Abaixo de 35 é classificada como Hipotermia leve. Entre 33 e 30 Hipotermia moderada e abaixo de 30 graus é classificada como Hipotermia grave;
- Os casos acima de 37,2 são considerados febrícula, acima de 37,8 febre e temperaturas acima de 40 como Hipertermia.
Temperatura Corporal Baixa ou Hipotermia
Caso você esteja com menos de 35 graus fique atento, essa condição é chamada de hipotermia e pode ser grave.
Os sintomas em casos leves (33 a 35 graus) São tremores, pés e mãos frios, dormência nos braços e pernas.
Os sintomas de hipotermia moderada (30 a 33 graus) são tremores violentos e incontroláveis, discurso lento e tremido, respiração mais lenta e fraca, pulsação fraca e dificuldade em controlar os movimentos do corpo.
E por último, os sintomas de hipotermia severa (30 graus ou menos) são perda do controle dos braços e pernas, perda dos sentidos, respiração superficial, pulsação irregular, pupilas dilatadas…
Causas da Temperatura Baixa
As principais causas da temperatura baixa são: exposição prolongada ao frio ou a água gelada, choque, álcool, drogas, diabetes, hipotireoidismo…
Temperatura corporal alta
Caso a medida esteja entre 37,3 graus e 37,8 é considerada febrícula. Em outras palavras, uma febre branda. A partir de 37,8 já é considerado febre. Nessa condição sentimos calafrios, transpiração e mal-estar.
Aos 39 a pessoa começa a apresentar confusão mental e aos 40 graus convulsões, quando chega nesse valor é classificada como hipertermia.
Leia também: