Um fruto típico das regiões tropicais de África. O maboque é um fruto muito conhecido e consumido em Angola e outros pontos de África.
O fruto que nasce do maboqueiro (árvore de nome científico Strychnos spinosa) contém polpa comestível, com sabor ligeiramente ácido, rico em proteínas, fósforo, magnésio, potássio e com vitaminas B e C.
É uma fonte alimentar das populações indígenas, constituindo importante recurso sobretudo em épocas de escassez alimentar.
A pulpa é consumida de diversas formas por populações diferentes da África. Algumas populações preparam-na cozinhada em papas, numa mistura com cereais. Utiliza-se também para sumos e xaropes e, por fermentação, produz uma bebida alcoólica.
Saiba mais sobre os benefícios do maboque abaixo.
Benefícios do maboque
Estes são os benefícios do maboque para a saúde:
- Alivia dores nas articulações: O maboque possui propriedades que estimulam a circulação sanguínea, promovendo assim, o alívio da dor nas articulações e músculos inchados, seja por algum tipo de inflamação, ou por exercícios físicos em excesso;
- Combate problemas urinários: O maboque possui propriedades antibióticas e diuréticas, que estimulam a produção da urina. Há enzimas no maboque que impedem que bactérias se alojem na bexiga. Além disso, ajudam na eliminação de pedras nos rins.
- Ajuda no tratamento da estomatite: Os gargarejos feitos com 3 colheres de sopa de raiz forte e meio copo de água aliviam os sintomas de estomatite. Isso se explica porque os fitoquímicos como a raiz forte estimulam as glândulas salivares, gástricas e intestinais;
- Melhora a saúde bucal: O maboque é um remédio natural para problemas bucais como a dor de dente. Além disso, fortalece as gengivas e elimina o mau hálito, alivia a gengivite e trata a parodontose (quando a inflamação chega ao tecido ósseo que sustenta a raiz dos dentes).
- Ajuda na perda de peso: O maboque é um alimento termogênico, assim como a laranja, pimenta vermelha, café, mostarda, chá verde e outros. Esses alimentos aumentam nosso metabolismo, ajudando a queimar gordura. O maboque forte tem um elevado índice termogênico, por esse motivo, poderá ser associada a uma dieta de redução de peso, obviamente, em complemento a exercícios e uma alimentação correta e balanceada.
- Reforça a imunidade: O maboque contém alto teor de vitamina C, que reforça o sistema imunológico. A vitamina C aumenta a produção de leucócitos, os conhecidos glóbulos brancos, que atuam como a defesa do organismo contra agentes externos e estranhos ao corpo, como vírus e bactérias.
Conclusão
Melhor do que consumir um alimento é conhecer seus benefícios. O maboque é, além de saboroso, rico em benefícios para a saúde de qualquer um.
Nota: Vale referir que este artigo é meramente informativo, no entanto, não deve ser encarado como aconselhamento médico.
- Leia também: Benefícios da raiz do maboqueiro