Quais são os alimentos mais perigosos para diabéticos?
Quando a pessoa é diagnosticada com diabetes, o primeiro conselho que é dado pelos médicos é que a pessoa adopte uma dieta diferente daquela que vem praticando até a data, principalmente em relação ao consumo de açúcar.
A partir desse momento começa o processo de recolha de informações sobre os alimentos que um diabético pode comer e aqueles alimentos que devem ser evitados.
Neste sentido, esse artigo vai apresentar 20 alimentos que os diabéticos devem evitar. Confira!
20 alimentos que diabéticos não podem comer
1. Farinha branca: quando a farinha branca é quebrada pelo estômago, absorvida pelo intestino, ela entra no organismo como glicose, o que faz com que haja uma descompensação glicêmica.
2. Banana: a banana é uma das frutas que tem maior índice glicêmico. Ela não deve ser consumida por diabéticos exatamente pela alta concentração de frutose e também pela baixa concentração de fibras Duras.
3. Uva: a uva é uma fruta extremamente rica em anti-inflamatórios naturais, antioxidantes naturais, mas ela é uma fruta muito doce. Portanto, o diabético deve evitar a uva.
4. Melancia: embora a melancia seja uma fruta que possui licopeno na sua composição que é um anti-inflamatório, entretanto, ela tem muito açúcar e poucas fibras.
5. Água aromatizada: a água aromatizada tem frutose na sua composição e que se convertem em açúcar no sangue. Por isso, dependendo do ingrediente usado para aromatizar a água, a frutose pode ser um problema para as pessoas com diabetes.
6. Bebidas alcoólicas: a bebida alcoólica pode aumentar a glicose, e o álcool, também, pode causar uma hipoglicemia.
7. Mel: apesar de ser bastante usado para substituir o açúcar de forma saudável em várias receitas, o mel contém muito açúcar e deve ser evitado por pessoas com diabetes.
8. Doces: doces são terminantemente proibidos para pessoas com diabetes. Entretanto, alguns doces com a marca diet e light podem “enganar” quem tem essa doença, por isso é importante consultar o médico antes de consumir quaisquer doces.
9. Cereal: os cereais industrializados são carregados de açúcar e substâncias que podem ser tóxicas no organismo, por isso, opte por cereais orgânicos, sem qualquer tipo de sabor.
10. Barra de cereal: a ideia da barra de cereal é oferecer energia para pessoas que fazem atividades físicas, por isso tem açúcar e carboidratos concentrados. Entretanto, o tratamento da diabetes visa o contrário, pois precisa reduzir os níveis de açúcar no sangue. Portanto, esse alimento não pode fazer parte da dieta dos diabéticos.
11. Grãos refinados: os grãos refinados são grãos inteiros moídos e processados e devem ser evitados pelas pessoas com diabetes. O ideal é sempre conversar com o médico para saber quais grãos consumir.
12. Carne processada/embutida: a quantidade de sódio contida nas carnes processadas/embutidas faz desses alimentos perigosos para os diabéticos, pois dobra o risco de ataques cardíacos e derrames.
13. Carne gorda: a carne gorda é outro alimento que deve ser evitado por pessoas com diabetes, uma vez que as gorduras saturadas da carne inflamam o organismo e aumentam o colesterol ruim.
14. Pizza congelada: é um alimento que deve ser cortado, pois mesmo as opções vegetarianas e com legumes contém substâncias químicas, açúcar e gordura prejudiciais.
15. Frituras: Sem dúvida algumas frituras não podem fazer parte do cardápio da pessoa com diabetes em hipótese alguma por serem bastante calóricas e cheias de gordura saturada.
16. Comida chinesa: apesar de conter elementos considerados saudáveis, como o uso de brócolis, repolho e legumes em geral, a comida chinesa contém muito sódio devido ao uso de molho shoyo, além de ser muito gordurosa para pessoas com diabetes, por isso deve ser evitada.
17. Cappuccino: além de possuir leite o cappuccino também leva chocolate, ou seja, o teor de açúcar e de gordura láctea é muito alto no café cappuccino, mesmo com o uso de adoçantes.
18. Produtos de padaria: apesar de muitas padarias sinalizarem para pessoas com problemas de diabetes algumas alternativas “naturais” como salgados de forno ou sanduíches “naturais”, a maioria dos produtos desse setor ainda faz mal para pessoas com diabetes.
19. Gordura láctea: o leite aumenta o nível de colesterol LDL no organismo, ou seja, aumenta a quantidade de colesterol ruim. Além de aumentar o risco de doenças cardíacas, a gordura do leite causa maior resistência à insulina.
20. Alguns sumos naturais: à primeira vista, sumos são a substituição natural para as bebidas industrializadas no regime alimentar de diabéticos, no entanto, algumas frutas contém muita frutose, ou seja, muito açúcar.
Leia também: