Costuma ter dificuldade em adormecer ou acorda várias vezes durante a noite? Acorda e sente-se cansado, como se não tivesse descansado? Então leia este artigo que preparámos para si e tenha finalmente um sono reparador e merecido.
Já falámos no Dicas Caseiras sobre algumas dicas de como dormir melhor e apresentámos ainda várias dicas para combater o problema das insónias. Não querendo ser repetitivos, mas reconhecendo a importância deste mal que aflige tantas pessoas em todo o mundo, voltámos hoje com mais dicas e sugestões para dormir melhor e acabar de vez com as insónias.
O que são insónias?
As insónias traduzem-se na dificuldade em iniciar ou manter o sono, durante cerca de um mês. Ao contrário do que se costuma pensar, estas manifestam-se de diversas formas: dificuldade em adormecer, acordar várias vezes ao longo da noite ou acordar cedo demais e não conseguir adormecer de novo. Este problema, cada vez mais frequente, é um reflexo do stress que vivemos no dia-a-dia, podendo ter sérias consequências nas nossas vidas.
Há alturas em que somos mais afectados com problemas do sono, devido a problemas profissionais, familiares, pessoais ou emocionais, sendo aqueles apenas passageiros.
As insónias de longa duração ou crónicas consistem na duração dos sintomas por mais de 3 semanas e podem estar associadas a stress contínuo, abuso de álcool ou drogas e depressão. Quando o problema persiste, é importante descobrir a sua causa e procurar resolvê-lo, sendo por vezes necessário recorrer à ajuda de um profissional.
Porque é importante dormir bem?
Dormir bem é indispensável para a nossa saúde. É através de um sono reparador que recuperamos energias, reforçamos as defesas e o sistema imunitário, rejuvenescemos as células e consolidamos conhecimentos. Além disso, contribui para a boa disposição.
Se não tiver um bom sono, vai sentir-se cansado e sem forças para enfrentar o dia-a-dia. A par disso, dormir mal aumenta ou diminui o apetite, aumenta a ansiedade, interfere com a concentração e a memória, aumenta a predisposição para doenças e influencia a qualidade dos nossos relacionamentos.
A longo prazo, os transtornos do sono podem ter consequências mais graves, desencadeando doenças, como por exemplo ansiedade, depressão, obesidade, diabetes e hipertensão.
O que fazer quando o problema persiste?
Há vários hábitos que deve adoptar para ter um sono descansado. Leia algumas dicas que lhe propomos para acabar com este problema das insónias:
1- Deve ir para a cama apenas quando tiver sono;
2 – O local de repouso deve ser confortável e arejado (a temperatura, a luz e o ruído são aspectos a ter em conta);
3 – Se não conseguir adormecer em 20 minutos mais ou menos, é melhor levantar-se, sair do quarto e fazer algo relaxante, só voltando à cama quando sentir sono;
4 – Beber um chá calmante pode ajudar a relaxar (camomila, tília, valeriana ou passiflora, por exemplo);
5 – Deve evitar estar no quarto antes de ir para a cama, reservando este espaço apenas para dormir;
6 – Ouvir música, tomar um banho de imersão ou ler um bom livro;
7 – Deve evitar fazer exercício físico ou ingerir comidas pesadas, 4 horas antes de se deitar;
8 – É importante acordar e deitar sempre à mesma hora, de modo a regularizar o sono (e evitar as sestas), mesmo ao fim-de-semana;
9 – Deve evitar beber cafeína, fumar ou qualquer bebida estimulante, perto da hora de dormir;
10 – Praticar exercício vai ajudá-lo a relaxar e a sentir-se mais cansado no final do dia (principalmente natação e técnicas de relaxamento, tais como pilates e ioga);
11 – Deve evitar ver televisão no quarto;
12 – Fazer uma caminhada depois de jantar acelera a digestão e relaxa o corpo e a mente;
13 – A prática de relações sexuais antes de dormir também pode melhorar a qualidade do sono.
O número de horas que devemos dormir varia de pessoa para pessoa e ao longo da nossa vida, mas 7 a 8 horas é o intervalo indicado para um adulto em fase activa. Os recém nascidos devem dormir cerca de 16 horas, as crianças 10 a 12 horas, os adolescentes 8 a 9 horas e os idosos 6 a 7 horas. Mas desengane-se se pensar que dormir demais é bom, uma vez que pode gerar mais cansaço e, segundo os especialistas, pode trazer problemas para a saúde, incluindo doenças cardiovasculares.