Geralmente a barriga de uma mulher grávida tende a ficar dura ao longo do dia e em seguida mole, dependendo do trimestre em que se está.
Estas são manifestações normais, pois o colo do útero vai sofrendo mudanças ao longo das diferentes fases da gravidez como o alongamento ligeiro da musculatura (que é natural no começo da gravidez) e contrações de treinamento a medida que o bebé vai se desenvolvendo.
Estas transformações constituem também um mecanismo de protecção do bebé em todas as fases do seu desenvolvimento.
A maioria das mulheres grávidas tem a impressão de que a barriga cresce a partir da sétima semana de gravidez. É claro que isto não é uma regra, mas na primeira gravidez pode ser uma pista.
O que é normal? barriga dura ou mole?
De acordo com os médicos, a barriga de grávida é geralmente dura. É a condição que permanece durante toda a gravidez.
Por vezes, a mulher pode sentir a barriga mais suave do que o normal, mas isto pode depender da sua postura.
Quando a mulher grávida se deita, a sua barriga tende a relaxar e ficar mais mole, mas isto não é uma regra, é normal.
E se for bastante mole?
Até à sétima semana, é normal que a barriga permaneça macia. A postura do bebé também pode dar a impressão de que a barriga é mais macia.
Portanto, nestas situações não há razão para se preocupar.
No entanto, para evitar a ansiedade, é importante consultar o seu médico para se assegurar de que tudo está a correr bem com a gravidez.
Quando é que a barriga se torna suficientemente dura?
Ela acontece normalmente a partir das 28 semanas, mas tem mulheres que já sentem isso mais cedo com 22, 23 semanas que é mais comum.
A partir de 28 semanas a contração de treinamento tende a se intensificar e a barriga fica mais dura.
No entanto, como uma contração de treinamento não tem capacidade de mudar o colo do útero para abrir espaço para o bebê, após a contração a barriga fica mole de novo.
As contrações de treinamento ajudam a treinar os músculos e a preparar a mulher para o parto.
Quando é que uma barriga dura ou mole constitui um problema?
Se notar um endurecimento da barriga seguido de sintomas como dores lombares intensas e hemorragia vaginal com coágulos, deve procurar cuidados médicos pois estes constituem sintomas clássicos de um aborto espontâneo.
Leia também: