Nesse artigo mostraremos a você as coisas que quebram o jejum e que você deve evitar caso esteja em jejum.
Coisas que quebram o jejum
Existe uma lista enorme de alimentos para limitar em uma dieta de jejum intermitente. Essa lista inclui alimentos que são tão bons para consumir como parte de um regime de jejum intermitente.
Entre esses alimentos a limitar podemos citar: alimentos que são densos em calorias e contêm grandes quantidades de açúcares adicionados, gordura saturada e sal prejudiciais ao coração.
Esses alimentos não vão te saciar depois de um jejum e podem até te deixar com mais fome. Além disso, eles também fornecem pouco ou nenhum nutriente.
Para manter um regime alimentar intermitente saudável, você deve limitar alimentos como batatas fritas, pretzels e biscoitos.
Para completar a lista de alimentos que quebram jejum e que você deve limitar, estão também os alimentos ricos em açúcar adicionado.
Esses alimentos devem ser limitados, pois o açúcar que vem em alimentos e bebidas processados é desprovido de nutrição e equivale a calorias doces e vazias, o que não é o que você procura se estiver jejuando intermitentemente.
Esses alimentos vão te deixar com fome, já que o açúcar metaboliza super-rápido. Alguns exemplos de alimentos açucarados que você deve limitar se estiver praticando jejum intermitente incluem:
- Doces;
- Biscoitos;
- Bolos;
- Bebidas de frutas;
- Café e chás altamente adoçados;
- Cereais açucarados com pouca fibra e granola.
O que comer depois do jejum
Depois do jejum são bem-vindos alimentos como:
- Vegetais frescos, como couve-flor, abobrinha, chuchu, alface, rúcula e tomate;
- Frutas, inteiras e frescas, como laranja, banana, uva, melancia e manga;
- Cereais integrais, como arroz integral, macarrão integral, aveia e farinha de trigo integral;
Pode comer fruta depois do jejum intermitente?
Sim, e entre as frutas que você pode comer e que são bem-vindas na hora de quebrar o jejum incluem aquelas com baixo índice glicêmico como:
- Morangos;
- Kiwi;
- Damasco;
- Cereja;
- Maçã;
- Laranja;
- Ameixa.
Em quanto tempo surgem os resultados do jejum?
Os resultados mostraram que dois a cinco dias de jejum por mês reduziram os riscos de diabetes, câncer e doenças do coração nos animais.
Entretanto, pode ser que não acontece exatamente assim para o seu caso. O que significa que pode demorar um pouco mais ou menos até aparecem os primeiros resultados.
O que comer depois do jejum de 20 horas?
Após o período sem ingerir alimentos, uma refeição equilibrada é imprescindível para obter resultado com a prática. Depois de jejuar, a nutricionista indica proteínas com pouca gordura, legumes, verduras, frutas com casca, cereais integrais (como arroz integral), tubérculos (inhame, cará, mandioca, batata doce).
Leia também: