A cada dia que passa ideias de negócios vão surgindo na mente de vários empreendedores. Porém, tirar essas ideias do papel e trazer a realidade é o principal desafio, isso porque é preciso conhecer o negócio antes de tudo. É isso que acontece com os minimercados, começar um sem ter conhecimento sobre como o negócio funciona e o que não deve ser deixado de parte na hora do planejamento são motivos de falências de muitos.
Os minimercados são estabelecimentos comerciais encontrados em quase toda a parte de Angola. São responsáveis pela venda de produtos diversos de grande utilidade no nosso dia a dia. O conteúdo que apresentamos abaixo é sobre o que fazer, ou quais passos seguir para abrir um minimercado em Angola.
Como abrir um minimercado em Angola?
Confira o nosso passo a passo para abrir um minimercado em Angola:
1.Faça um planejamento
O passo inicial para abrir um negócio é o planejamento. É impressionante o número de empresas que faliram e outras que têm enfrentado diversos problemas por falta de um planejamento. Sendo assim, é mais do que importante que você não ignore esse processo.
Fazer um bom plano de negócios lhe dará uma visão mais ampla do seu negócio, além de trazer mais segurança para o empreendedor. É nele que são analisados itens como a melhor localização do negócio, a concorrência, os produtos e serviços, entre outros.
Entre os vários itens que fazem parte de um plano de negócio, você deve estar muito atento com a localização e a concorrência. São itens que para muitos empreendedores não merecem tanta atenção, mas que podem e têm causado falência imediata para muitos negócios.
Entretanto, para evitar que isso aconteça, é importante escolher o melhor local com base nas necessidades das pessoas a volta, nas suas condições financeiras e nos concorrentes existentes.
Lugares menos concorridos são bons, enquanto que lugares mais concorridos exigem maiores investimentos, como em estratégias de marketing, por exemplo.
2. Estrutura e licenciamento
Se você já tem todo o planejamento do seu negócio feito, já escolheu o melhor local e identificou se existem ou não concorrentes, é hora de pensar na estrutura e no licenciamento do seu estabelecimento e conhecer o seu regime tributário (isto é obrigatório para um minimercado).
No caso da estrutura você pode, com base nas suas condições financeiras, escolher entre alugar um estabelecimento ou construir do zero o seu. Para a maior parte dos empreendedores a primeira opção é a melhor, já que requer custos menores e possibilita a abertura imediata do negócio.
3. Equipamentos
O passo seguinte é adquirir todos os equipamentos necessários para abrir um minimercado. Começando pela área administrativa, os equipamentos necessários são: mesa cadeira, computadores e impressoras, telefone, acesso à internet, armário, arquivo etc. Já para a área de vendas, são necessários os seguintes equipamentos: prateleiras, balcão de atendimento, estufa, arcas e geleiras etc.
Caso o minimercado tenha uma área externa, será necessário cesto de compras, carrinhos, etc. É claro que poderão ser necessários outros equipamentos são mencionados e você dará conta assim que tiver seu negócio em funcionamento.
4. Encontre bons fornecedores
Encontrar bons fornecedores para contratar é muito importante para negócios de revenda, como os minimercados. É importante contratar fornecedores que lhe forneçam produtos de qualidade para garantir a satisfação dos seus clientes, afinal, ninguém gosta de produtos com péssimo qualidade, nem mesmo você.
Uma dica para encontrar bons fornecedores é não velar simplesmente pelos preços muito baixos, mas sim, pela qualidade dos produtos reconhecidas pelos clientes do revendedor, você pode saber isso fazendo uma pesquisa, anotar os fornecedores e pesquisar pelas empresas deste fornecedor e descobrir como têm trabalhado.
5. Invista em marketing
Para qualquer negócio investir em marketing é importante para fazer chegar seus produtos aos seus clientes ou atrai-los com mais facilidade. Por isso, é importante definir estratégias de marketing ou contratar empresas especializadas para tratar do marketing do seu minimercado.
Leia também: