Como acabar com as espinhas?
Considerando que as espinhas são um dos problemas de derme mais comum em quase todo o mundo, não deve ser surpresa que apareçam nos piores momentos: no dia anterior a uma importante entrevista de emprego, imediatamente antes de uma festa de formatura, ou mesmo a tempo de uma sessão fotográfica familiar.
Todos nós já passamos por isso! Mas mesmo que as espinhas sejam mais complicadas do que pensávamos, não temos de tolerar as manchas vermelhas até elas desaparecerem por si próprias.
Neste post vamos ver 6 maneiras de como acabar com as espinhas, mas primeiro precisamos compreender o que são espinhas e como é que aparecem.
O que são espinhas e como aparecem?
Para tratar eficazmente um problema de derme, precisamos compreender o que é.
Portanto, vejamos alguns factos básicos sobre as espinhas.
O que são espinhas e como aparecem?
Espinhas são poros entupidos por células mortas da pele e óleo (sebo) das glândulas vizinhas.
Uma vez entupidos, os poros formam pequenas protuberâncias vermelhas que conhecemos como espinhas.
Os poros entupidos podem também transformar-se em manchas negras (poros entupidos abertos) e manchas negras (poros entupidos fechados) ou pior, inchaços inflamados (pústulas) e quistos duros e dolorosos.
O que causa espinhas?
Existem vários componentes que levam às espinhas, e é comum dizer-se que são causadas por alterações hormonais no nosso corpo humano.
Períodos da vida como a puberdade e, para as mulheres, a gravidez e a menopausa podem fazer com que o nosso próprio corpo crie demasiada gordura e/ou perca demasiadas células da pele.
E não se esqueça: o ciclo mensal! Combinadas com tais mudanças, as bactérias tradicionais da derme nos poros aceleram assim que aparecem vários pontos negros.
Este excesso de bactérias irrita a derme e inflama ainda mais as borbulhas.
Agora que compreendemos o que são espinhas e como são causadas, vejamos as 6 melhores maneiras de nos livrarmos das espinhas o mais rapidamente possível:
1. Usar gelo nas borbulhas:
O primeiro passo para acalmar uma borbulha irritada e dolorosa é a aplicação de gelo. Embrulhar algum gelo num pano e pressioná-lo sobre a zona inchada durante 3 a 4 minutos de cada vez.
Se o gelo derreter suficientemente depressa, atirar alguns cubos para um saco de plástico antes de o embrulhar num pano. Repetir algumas vezes ao dia para suavizar a derme e minimizar o inchaço.
2. Aplique uma pasta de aspirina esmagada na borbulha
A aspirina contém ácido salicílico, que é muito eficaz na remoção do excesso de óleo e pele morta. Esmagar um ou dois comprimidos de aspirina e misturá-los com algumas gotas de água para fazer uma pasta.
Em seguida, aplicar a pasta directamente na borbulha. Isto deve minimizar o inchaço e a vermelhidão e tornar a borbulha menos dolorosa. Deixar a pasta na pele durante 10 a 15 minutos e depois enxaguar bem com água morna.
3. Utilizar um tratamento de acne comercializado de forma independente
Se optar por um produto comercialmente disponível, pode minimizar as suas hipóteses, tentando encontrar dois elementos-chave encontrados em muitos remédios para a acne comercializados de forma independente.
O referido ácido salicílico é um deles.
O peróxido de benzoílo é outro ingrediente chave. O peróxido de benzoílo não só reduz o óleo e remove as células mortas da pele, como também ajuda a matar as bactérias que causam borbulhas.
Ambos os componentes são seguros e funcionam da mesma forma. O produto que escolhe e a frequência com que o utiliza depende dos componentes pessoais da sua pele.
E uma palavra de aviso: tanto o ácido salicílico como o peróxido de benzoílo têm um efeito de secagem. A utilização excessiva destes produtos ou a sua utilização em combinação com outros produtos pode irritar a pele.
Apenas são recomendados produtos contendo 0,5% a 2% de ácido salicílico.
Além disso, a exposição solar deve ser limitada sempre que se utilize peróxido de benzoíla.
Isto também se aplica às camas de sol. Experimente cada novo produto gradualmente e não use muito mais do que o absolutamente necessário.
4. Usar maquilhagem com ácido salicílico para esconder borbulhas
Felizmente, existem vários produtos de maquilhagem que nos podem ajudar a cobrir com segurança as manchas enquanto as combatemos.
Tal como com os remédios para borbulhas acima mencionados, há várias palavras-chave a ter em mente ao rotular produtos como base, pó facial e corrector.
Ingredientes na maquilhagem para pele com tendência para a acne: a maquilhagem para pele com tendência para a acne contém geralmente ingredientes semelhantes a produtos comercializados independentemente; um dos elementos mais comuns é o ácido salicílico.
As bases de ácido salicílico de combate à acne proporcionam uma cobertura de aspecto natural para as suas espinhas, uma vez que tratam a acne existente e previnem novas fugas.
No entanto, tal como no tratamento de outras infecções da pele, deve prestar atenção ao seu tipo de pele ao escolher um produto.
Se a sua pele já estiver seca, deve concentrar-se em produtos que desobstruam os poros sem secar a sua pele.
5. Máscara facial para pele com espinhas
Existe hoje uma variedade de máscaras faciais no mercado, e algumas delas têm como alvo as espinhas.
Mais uma vez, encontrarão coisas como ácido salicílico e peróxido de benzoílo que tratam directamente a acne abrindo poros e minimizando a inflamação.
Outro componente que funciona da mesma forma é o enxofre.
O enxofre pode assemelhar-se a cabeças de fósforo, fontes termais e ao cheiro picante dos ovos, mas também é utilizado para tratar espinhas, especialmente as mais suaves, e está constantemente incluído nas máscaras faciais.
O enxofre é mais suave que o ácido salicílico e o peróxido de benzoílo e pode ser uma melhor escolha se tiver pele sensível.
Ao escolher uma máscara de acne, deve também procurar as palavras-chave esfoliante e anti-inflamatório.
Dependendo do seu tipo de pele, também pode escolher entre produtos que acalmam, hidratam, acalmam ou desintoxicam a sua pele e têm propriedades antioxidantes ou antibacterianas.
6. Uma injecção de cortisona para ajudar a se livrar rapidamente das espinhas
Para borbulhas maciças e inflamadas, os tratamentos comercializados independentemente podem não ser suficientemente eficazes.
Nesta situação, uma injecção de cortisona directamente no cisto pode ser a melhor solução.
Uma injecção de cortisona, administrada com uma agulha bastante fina, encolhe o tecido inflamado na borbulha, reduzindo o inchaço e permitindo que a borbulha cicatrize.
Um dermatologista pode executar o método imediata e facilmente, e verá uma optimização visível dentro de 24 horas.
Nota final:
Sabemos como as espinhas podem ser irritantes. Felizmente, as medidas imediatas aqui apresentadas têm o potencial de proporcionar alívio a curto prazo.
A longo prazo, lembre-se que “pele má” é um problema comum que foi recentemente identificado e desestigmatizado nas redes sociais pela mudança da positividade da acne.
Não é motivo de vergonha. Além disso, não é preciso combater as espinhas sozinho.
Leia também: