Existem duas formas principais de diabetes: a do tipo 1 e a do tipo 2. Este artigo trata especificamente da prevenção da diabetes tipo 2, uma vez que não existe um método comumente utilizado para prevenir as diabetes do tipo 1.
Este post fornece uma visão geral dos componentes de risco para o desenvolvimento da diabetes tipo 2, dicas importantes para prevenir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, e explica o que se pode fazer a esse respeito.
Enquanto a diabete do tipo 1 é caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue, a diabete do tipo 2 está também associada a uma condição conhecida como resistência à insulina.
Mesmo quando a secreção de insulina das células beta pancreáticas é prejudicada, especialmente quando são produzidos níveis tóxicos de glicose (quando a sacarose no sangue é repetidamente demasiada elevada), a principal deficiência da diabetes de tipo 2 é a incapacidade do organismo para responder adequadamente à insulina.
Existe uma forma natural de evitar a diabetes do tipo 2?
Um dos componentes mais importantes no desenvolvimento da diabetes é a genética (que está fora do nosso controlo).
No entanto, existem certos componentes do nosso ambiente e estilo de vida que podemos adoptar para prevenir ou minimizar naturalmente o nosso risco pessoal de diabetes, combinado com exercício e perda de peso.
1. Seguir uma dieta saudável:
Planeie as suas refeições para identificar (não eliminar) os alimentos hidratos de carbono que aumentam os níveis de açúcar no sangue.
Os hidratos de carbono incluem frutas, leite, iogurte, amidos (milho, ervilhas, batatas) e doces. Substitua as suas refeições por mais vegetais sem amido para se manterem cheias com menos hidratos de carbono e menos calorias.
2. Exercício:
A sacarose no sangue é a principal fonte de energia do corpo. Uma vez exercitado, reduz a sacarose no seu sangue. As pessoas com prediabetes normalmente não querem tomar medicamentos.
Por isso, precisam de acrescentar algo à sua rotina normal que reduza a quantidade de açúcar no seu sangue. Nesta situação, a supressão é medicina.
3. Perda de peso:
Nas pessoas em risco de diabetes, a perda de peso pode melhorar a sensibilidade à insulina e atrasar ou mesmo impedir o desenvolvimento da diabetes tipo 2.
Em doentes com diabetes, a perda de peso pode desempenhar um papel importante, essencial para um óptimo controlo glicémico.
4. Sono:
Estudos relacionam o sono deficiente com um aumento do risco de resistência à insulina.
Também pode tornar mais difícil a perda de peso. Portanto, as pessoas que não dormem o suficiente têm um risco mais elevado de desenvolver diabetes tipo 2.
5. Tabagismo:
Aqueles que fumam 16 a 20 cigarros ou mais por dia têm mais de três vezes o risco de diabetes em relação aos não fumadores.
A razão exata para tal ainda não foi totalmente compreendida. Fumar pode afetar diretamente a capacidade do corpo de usar insulina. Além disso, existe também uma ligação entre fumar e a distribuição da gordura corporal.
6. Consultar o médico regularmente:
Marque uma consulta com o seu médico de cuidados primários pelo menos uma vez por ano para se manter a par da sua saúde.
Exames regulares e testes laboratoriais podem ajudar a determinar os seus níveis de açúcar no sangue para que você e o seu médico possam desenvolver um plano óptimo para atrasar o início da diabetes.
Mais artigos: