Como funciona o sistema respiratório?
O sistema respiratório é responsável pela troca de dióxido de carbono e oxigénio no organismo. Este sistema também ajuda a eliminar os resíduos metabólicos e a manter os níveis de pH.
As partes mais importantes do sistema respiratório incluem as vias respiratórias superiores e inferiores.
Neste artigo, aprenderá tudo o que precisa saber sobre o sistema respiratório humano, incluindo as suas partes e características, bem como as condições médicas comuns que o podem afetar.
Anatomia e Funcionalidade
Todo o sistema respiratório é composto por 2 vias respiratórias: as vias respiratórias superiores e as vias respiratórias inferiores.
Como o nome indica, as vias respiratórias superiores estão localizadas acima das cordas vocais e as vias respiratórias inferiores estão localizadas abaixo das cordas vocais.
Estas 2 vias funcionam em conjunto para provocar a respiração, que é a troca de dióxido de carbono e oxigénio entre o seu corpo humano e a atmosfera.
Do nariz aos pulmões, os múltiplos recursos das vias respiratórias desempenham papéis diferentes, mas relevantes no processo respiratório global.
Trato Respiratório Predominante
As vias respiratórias proeminentes começam com os seios paranasais e a cavidade nasal, ambos localizados atrás do nariz.
– A cavidade nasal é a área diretamente atrás do nariz através da qual o vento externo entra no corpo humano.
Assim que o vento entra no nariz, fá-lo com os cílios que revestem a cavidade nasal. Estes cílios ajudam a aprisionar e eliminar corpos estranhos.
– Os seios nasais são espaços de vento atrás da frente do crânio, localizados de ambos os lados do nariz e ao longo da testa. Os seios nasais ajudam a regular a temperatura do vento respiratório.
O vento pode entrar não só através da cavidade nasal, mas também através da boca. Quando o vento entra no corpo humano, viaja para a parte inferior do sistema respiratório proeminente, incluindo a faringe e a laringe.
- A faringe: permite a passagem do vento da cavidade nasal ou da boca para a laringe e a traqueia;
- A laringe (ou caixa de voz): contém as cordas vocais que utilizamos para dialogar e produzir som.
Quando o vento entra na laringe, continua a fluir através das vias respiratórias inferiores, que começam com a traqueia.
Traqueia respiratória inferior
A traqueia é o canal através do qual o vento passa diretamente para os pulmões.
Este tubo é bastante rígido e é composto por vários anéis de traqueia.
Qualquer coisa que cause estreitamento da traqueia, como inflamação ou obstrução, impede o fluxo de oxigénio para os pulmões.
A principal função dos pulmões é a troca de oxigénio por dióxido de carbono. Assim que respiramos, os pulmões absorvem oxigénio e exalam dióxido de carbono.
Nos pulmões, a traqueia ramifica-se em 2 brônquios ou tubos que conduzem a cada pulmão.
Estes brônquios ramificam-se depois em bronquíolos mais pequenos. Estes bronquíolos acabam por terminar em alvéolos ou sacos aéreos, que são responsáveis pela troca de oxigénio e dióxido de carbono.
A troca de dióxido de carbono e de oxigénio ocorre nos alvéolos de acordo com as seguintes etapas:
1) O coração bombeia sangue desoxigenado para os pulmões. Este sangue desoxigenado contém dióxido de carbono, que é um subproduto do nosso metabolismo celular diário;
2) Quando o sangue desoxigenado chega aos alvéolos, liberta dióxido de carbono em troca de oxigénio. O sangue é agora oxigenado;
3) O sangue oxigenado viaja então dos pulmões para o coração, onde é libertado de volta para a corrente sanguínea;
Esta troca de dióxido de carbono nos pulmões, juntamente com a troca de minerais nos rins, é também responsável pela manutenção da estabilidade do pH do sangue.
Nota final
O sistema respiratório humano é responsável por fornecer oxigénio às células, remover dióxido de carbono do corpo, e manter o pH do sangue estável.
As vias respiratórias superior e inferior desempenham um papel fundamental na troca de oxigénio e dióxido de carbono.
Assim que vírus e bactérias entram no corpo humano, podem causar patologias e condições que levam à inflamação das vias aéreas. Se suspeitar que tem uma doença respiratória, deve consultar imediatamente o seu médico para obter um diagnóstico e procedimento oficial.
Leia também: