Corpo muito quente é normal?
Existem algumas pessoas que têm uma temperatura corporal muito elevada, será que isso é sinal de alguma doença? Geralmente tendemos a concluir que qualquer pessoa que apresenta temperatura corporal muito elevada está tendo febres, já que o aumento de temperatura é o principal sintoma desse problema.
Mas nem sempre temperatura muito alta é sinal de algum problema de saúde, como a temida febre. É importante entendermos que a temperatura normal de qualquer pessoa varia entre 36,5ºC e 37ºC. Nós podemos achar a temperatura de 35ºC muito alta e pensar logo que a pessoa está com febre, mas essa ainda é uma temperatura normal e isso em si não representa um problema de saúde.
A variação da temperatura ocorre principalmente por mecanismos de feedbacks neurais que podem sofrer influência de diversos fatores, como a prática de atividades físicas, alterações hormonais, temperatura do ambiente, ciclo menstrual nas mulheres e mudanças na alimentação.
Contudo, o aumento da temperatura do corpo pode ser classificado como febre ou hipertermia. A febre é o aumento da temperatura que ultrapassa a variação diária normal e varia entre 37ºC e 39ºC.
Já a hipertermia, assim como a febre, eleva a temperatura do corpo, mas difere da febre devido ao desequilíbrio entre a produção e a dissipação do calor. Ou seja, ela surge devido a uma falha nos mecanismos que controlam a temperatura do corpo por causa do calor no ambiente externo, como o uso excessivo de agasalhos e ar-condicionado ligado em alta potência.
A febre e a hipertermia são problemas graves?
A febre não representa um problema grave de saúde. Pelo contrário, é uma doença que geralmente estimula as defesas do organismo e não costuma causar riscos, a não ser em crianças muito debilitadas, cardiopatas ou com insuficiência respiratória.
Já a hipertermia, é importante ter muito cuidado com a chamada hipertermia maligna. Nessas situações, a temperatura do corpo ultrapassa os 40ºC e frequentemente é necessário que o indivíduo seja hospitalizado.
Como tratar a febre?
Como qualquer doença, você precisa de orientação médica, pois é preciso antes identificar a causa da febre para seguir o tratamento adequado. É recomendado somente usar medicações antitérmicas para febres acima de 38.2ºC.
Considere não tomar nenhum medicamento sem orientação médica. A auto medicação pode causar outros problemas em sua saúde.
Você também pode gostar de: