Faz mal tomar banho depois de comer?
Quantas vezes ouvimos dizer que tomar banho depois de comer é prejudicial à saúde? Mas, será que isso é um fato ou não passa de um mito popular?
Muitas pessoas afirmam que o banho após uma refeição pode causar indigestão, porém, a verdade é que não existe nenhuma relação científica entre a indigestão e o banho, já que a indigestão é a soma de dois fatores – azia e desconforto no estômago – que podem ser causados por ter comido demais ou devido ao stresse, por exemplo.
Posso tomar banho durante a digestão?
Sim, pois, a digestão é um processo completamente autónomo do nosso organismo, portanto, não existe qualquer tipo de relação científica entre tomar banho e a digestão. No entanto, por ser um processo moroso, poderá ter servido de base à crença de que se deve evitar o banho durante a digestão.
Banho de água fria poderá provocar uma indigestão?
Sim. Apenas em casos raros se poderá culpar o banho pela indigestão. Uma das funções básicas do organismo humano é a termorregulação, pelo que, quando expostos a temperaturas extremas, a normalização da temperatura corporal ótima para toda a atividade funcional toma-se prioritária em relação às demais funções.
Ou seja, quando tomamos banho numa água extremamente gelada isto pode provocar a distribuição sanguínea e perturbar o normal funcionamento da digestão.
O que pode provocar a indigestão
Comer depressa. Isso é um facto. A indigestão é a soma potencial de dois sintomas: um desconforto no estômago (dispepsia) e a azia (sensação de dor ou ardor no estômago), que têm diversas causas. Uma delas é a ingestão muito rápida ou em quantidades excessivas.
Alimentos gordurosos e/ou picantes, o consumo em excesso de álcool ou de tabaco também podem provocar indigestão. Tal como o stresse e as doenças gástricas.
Conclusão
Ficou claro? Agora que você leu esse artigo com certeza tirou suas dúvidas sobre tomar banho depois de uma refeição. Então, não tem porquê se proibir de tomar um banho gostoso durante a digestão.
Se você gostou desse artigo compartilhe em suas redes sociais e leia outros artigos abaixo que podem lhe interessar: