Você já se perguntou sobre quais frutas são permitidas no jejum intermitente? Se sim, agora você pode encontrar a resposta. Nesse artigo explicaremos com mais detalhes as frutas que são permitidas no jejum intermitentes e outros alimentos.
O que é permitido no jejum intermitente?
Para começar, você deve saber que se você estiver em um regime de jejum intermitente, faça destes seus princípios orientadores:
- Consuma alimentos minimamente processados na maioria das vezes;
- Coma um equilíbrio de proteínas magras, vegetais, frutas, carboidratos inteligentes e gorduras saudáveis;
- Crie refeições saborosas e deliciosas a seu gosto;
- Coma suas refeições devagar e com atenção, até ficar satisfeito.
Vale salientar que dietas de jejum intermitente não exigem menus específicos. No entanto, se você está aderindo aos bons princípios alimentares, existem certos tipos de alimentos que são melhores para consumir e alguns você deve limitar. Veremos alguns exemplos mais abaixo.
Entretanto, os três tipos de alimentos que você deve comer e que são permitidos em uma dieta de jejum intermitente incluem:
- Frutas;
- Legumes;
- Proteínas magras.
Frutas permitidas no jejum intermitente
Assim como em qualquer regime alimentar, é essencial consumir alimentos ricos em nutrientes durante o jejum intermitente. Frutas e vegetais são tipicamente embalados com vitaminas, minerais, fitonutrientes (nutrientes vegetais) e fibras.
As vitaminas, nutrientes e minerais presentes nesses alimentos podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol, controlar os níveis de açúcar no sangue e manter a saúde intestinal. Além disso, as frutas e vegetais são baixos em calorias – mais uma vantagem.
Veja abaixo exemplos de frutas permitidas no jejum intermitente:
- Amora silvestre;
- Ameixas;
- Cerejas;
- Damascos;
- Laranjas;
- Maçãs;
- Melões;
- Mirtilos;
- Pêssegos;
- Peras.
O que mais é permitido no jejum intermitente?
Proteínas magras: Comer proteína magra mantém você se sentindo cheio por mais tempo do que consumir outros alimentos e o ajudará a manter ou construir músculos. Alguns exemplos de fontes de proteína magras e saudáveis incluem:
- Feijões e leguminosas, como lentilhas;
- Iogurte grego;
- Peito de frango;
- Iogurte simples;
- Tofu e tempeh;
- Peixes e mariscos.
Vegetais: Pesquisas mostram que uma dieta rica em folhas verdes pode reduzir o risco de doenças como:
- Câncer;
- Doenças cardíacas;
- Diabetes tipo 2;
- Declínio cognitivo, etc.
Por essa razão, os vegetais podem ser uma parte importante de um regime de jejum intermitente. Exemplos de vegetais acessíveis que podem funcionar em um protocolo de jejum intermitente incluem:
- Brócolis;
- Cenoura;
- Couve-flor;
- Tomates;
- Vagem.
Alimentos que deve limitar no jejum intermitente
Existe uma lista enorme de alimentos para limitar em uma dieta de jejum intermitente. Essa lista inclui alimentos que são tão bons para consumir como parte de um regime de jejum intermitente.
Entre esses alimentos a limitar podemos citar: alimentos que são densos em calorias e contêm grandes quantidades de açúcares adicionados, gordura saturada e sal prejudiciais ao coração.
Esses alimentos não vão te saciar depois de um jejum e podem até te deixar com mais fome. Além disso, eles também fornecem pouco ou nenhum nutriente.
Para manter um regime alimentar intermitente saudável, você deve limitar alimentos como batatas fritas, pretzels e biscoitos.
Para completar a lista de alimentos que quebram jejum e que você deve limitar, estão também os alimentos ricos em açúcar adicionado.
Esses alimentos devem ser limitados, pois o açúcar que vem em alimentos e bebidas processados é desprovido de nutrição e equivale a calorias doces e vazias, o que não é o que você procura se estiver jejuando intermitentemente.
Esses alimentos vão deixar você com fome, já que o açúcar metaboliza super rápido. Alguns exemplos de alimentos açucarados que você deve limitar se estiver praticando jejum intermitente incluem:
- Doce;
- Biscoitos;
- Bolos;
- Bebidas de frutas;
- Café e chás altamente adoçados;
- Cereais açucarados com pouca fibra e granola.
Leia também: