Ciática não é uma doença em si, mas uma expressão não específica empregue para explicar um conjunto de dores nos membros ou nas costas em virtude de um problema médico.
A dor ciática é provocada pela compressão do nervo ciático. Geralmente é intensa, e irradia da região lombar para os glúteos, parte posterior das pernas e pode chegar até os pés.
E o que é o nervo ciático, o causador desta dor? O nervo ciático é o mais longo do corpo humano e é responsável pelos movimentos dos músculos das pernas. Ele começa na coluna lombar e estende-se até o dedão do pé.
Sinais e sintomas da ciática
O sintoma característico da ciática é a dor que irradia da parte inferior das costas para as nádegas e a parte adjacente de uma coxa.
A ciática ocorre apenas num lado do corpo na maioria dos casos, mas pode ocorrer em ambos os lados, dependendo de onde o nervo é afetado ao longo da coluna vertebral.
No entanto, a dor ciática pode variar muito de pessoa para pessoa. Pode:
- Provocar dormência ou desconforto na parte inferior das costas, nádegas, extremidades ou pés;
- Sensação de “formigas a correr,” sensações de queimadura;
- Revelar-se como cãibras graves nas extremidades;
Causas e componentes perigosos da ciática
A dor ciática é provocada por um problema no nervo ciático, um nervo gigante que fornece nervos e sensações corporais a várias partes da pele e músculos dos membros e pés.
O nervo ciático é formado por 5 raízes nervosas: 2 da coluna lombar e 3 do sacro (a última parte da coluna vertebral).
Estas fibras nervosas se cruzam para constituir os nervos ciáticos esquerdo e direito, que se estendem por ambos os lados do corpo até à parte de trás do joelho.
O nervo ciático é geralmente causado por lesão nervosa na parte inferior das costas, como irritação, inflamação ou aprisionamento do nervo.
A causa mais comum da ciática é uma hérnia de disco na coluna vertebral que exerce pressão sobre as raízes do nervo ciático.
Outras complicações de coluna podem também causar ciática, incluindo:
- Estenose espinal, problema caracterizado pelo estreitamento do canal espinal;
- Cistos sinoviais na coluna vertebral;
- Tumores na coluna ou nos nervos;
- Quistos ou inflamação do aracnoide, uma das membranas que protegem os nervos da medula espinal.
Como é diagnosticada a ciática?
Existem vários procedimentos utilizados para diagnosticar a ciática. No entanto, o diagnóstico é baseado nos sintomas, um exame físico, raio X, etc.
Quanto aos exames físicos, os mais aplicados são os relacionados com a coluna e extremidades.
Medicamentos ciáticos e opções de tratamento
Como a dor a nível do nervo ciático geralmente se resolve por si só, a abordagem inicial é paliativa.
Estudos mostram que a maioria dos indivíduos se recuperam sem intervenção médica.
No entanto, enquanto a maioria dos casos de ciática são resolvidos espontaneamente (sem tratamento), existem outros casos de ciática crónica (a longo prazo) que podem exigir uma intervenção médica, tais como fisioterapia, injecções na coluna vertebral e cirurgia.
Quanto tempo leva para passar a dor ciática?
De acordo com alguns estudos cerca de 75 por cento das pessoas ciáticas geralmente recuperam em algumas semanas, sem qualquer intervenção cirúrgica.
Como prevenir a ciática?
Nem sempre é possível prevenir a ciática. Exercício e músculos abdominais fortes podem minimizar a possibilidade da ocorrência da ciática.
Mais artigos: