Você sabia que a Bíblia tem muito a nos ensinar sobre o leito do casal? Sim, esse é um assunto que Deus se importa e que tem tudo a ver com o seu plano para o casamento. Neste artigo, vamos ver alguns versículos que falam sobre o leito do casal e como podemos aplicá-los na nossa vida conjugal. Vamos lá?
O leito do casal é sagrado
O primeiro ponto que precisamos entender é que o leito do casal é sagrado, ou seja, é um lugar de honra e pureza. Veja o que diz o versículo:
Seja o casamento honroso para todos, e o leito conjugal não poluído, porque Deus julgará os fornicadores e adúlteros” (Hebreus 13:4).
Isso significa que no leito do casal não pode haver nada que ofenda a Deus ou ao nosso cônjuge. Nada de traições, mentiras, desrespeito, falta de amor, falta de sexo, fofocas, brigas ou outras coisas ruins. Deus vê tudo o que fazemos no leito do casal e vai nos julgar por isso.
O leito do casal é de submissão
O segundo ponto que precisamos entender é que o leito do casal é de submissão, ou seja, é um lugar de servir e se doar ao outro. Veja o que diz o versículo:
Pois a esposa não tem autoridade sobre seu próprio corpo, mas o marido sim. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre seu próprio corpo, mas a esposa sim” (1 Coríntios 7:4).
Isso significa que no leito do casal não podemos ser egoístas ou exigentes. Não podemos negar sexo ao nosso cônjuge ou só pensar no nosso próprio prazer. Devemos buscar satisfazer as necessidades sexuais do outro e nos entregar por amor.
O leito do casal é de relações
O terceiro ponto que precisamos entender é que o leito do casal é de relações, ou seja, é um lugar de fazer amor e se unir. Veja o que diz o versículo:
Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne” (Gênesis 2:24).
Isso significa que no leito do casal não podemos ser frios ou distantes. Não podemos tratar o sexo como algo mecânico ou sem sentido. Devemos valorizar o sexo como um presente de Deus para nós e como uma forma de expressar o nosso amor e a nossa união.
O leito do casal é de respeito e amor
O quarto ponto que precisamos entender é que o leito do casal é de respeito e amor, ou seja, é um lugar de cuidar e se alegrar com o outro. Veja o que diz o versículo:
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (1 Coríntios 13:4-7).
Isso significa que no leito do casal não podemos ser agressivos ou indiferentes. Não podemos machucar ou desprezar o nosso cônjuge. Devemos tratar o outro com carinho e gentileza. Devemos nos alegrar com a felicidade do outro e suportar tudo o que a Bíblia menciona no versículo acima.
O leito do casal é de comunicação
O quinto ponto que precisamos entender é que o leito do casal é de comunicação, ou seja, é um lugar de conversar e se entender. Veja o que diz o versículo:
Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4:32).
Isso significa que no leito do casal não podemos guardar mágoas ou ressentimentos. Não podemos deixar de falar o que pensamos ou sentimos. Devemos dialogar sempre sobre os nossos problemas, desejos e expectativas. Devemos ser gentis e compreensivos com o outro. Devemos perdoar e pedir perdão quando erramos.
O leito do casal é de surpresas
O sexto ponto que precisamos entender é que o leito do casal é de surpresas, ou seja, é um lugar de inovar e se divertir. Veja o que diz o versículo:
Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol” (Eclesiastes 9:9).
Isso significa que no leito do casal não podemos cair na rotina ou no tédio. Não podemos fazer sempre as mesmas coisas ou do mesmo jeito. Devemos buscar novas formas de agradar e surpreender o nosso cônjuge. Devemos aproveitar cada momento juntos como se fosse o último, e nos alegrar com a presença e o carinho do outro.
O leito do casal é de ajuda
O sétimo ponto que precisamos entender é que o leito do casal é de ajuda, ou seja, é um lugar de apoiar e se fortalecer. Veja o que diz o versículo:
Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante” (Eclesiastes 4:9-10).
Isso significa que no leito do casal não podemos ser individualistas ou orgulhosos. Não podemos ignorar as dificuldades ou as necessidades do outro.
Pelo contrário, devemos estar sempre dispostos a ajudar e a receber ajuda. Devemos ser parceiros e amigos em todas as situações e nos encorajar e nos consolar mutuamente.
Leia também: