As pedras nos rins (também chamadas cálculos renais, nefrolitíase ou urolitíase) são depósitos duros de minerais e sais formados nos rins.
Entre as muitas causas de pedras nos rins estão a dieta, obesidade, certas doenças, e certos suplementos e medicamentos.
Os cálculos renais podem danificar qualquer parte do tracto urinário, desde os rins até à bexiga. Formam-se frequentemente pedras quando a urina se acumula, fazendo com que os minerais se cristalizem e fiquem juntos.
As pedras nos rins podem ser bastante dolorosas, mas normalmente não causam danos permanentes se forem combatidas cedo.
Dependendo do caso, tomar medicamentos para as dores e beber muita água pode ser suficiente para se livrar da pedra nos rins.
Noutras ocasiões, tais como quando os cálculos ficam alojados no tracto urinário, permanecem associados a uma infecção do tracto urinário, ou causam complicações, a cirurgia pode ser necessária.
Causa das pedras nos rins
As pedras nos rins muitas vezes não têm uma causa exclusiva e definitiva, embora vários componentes tenham a possibilidade de aumentar o risco.
As pedras nos rins formam-se quando a sua urina contém mais substâncias formadoras de cristais (tais como cálcio, oxalato e ácido úrico) do que as que podem diluir o líquido na sua urina.
Ao mesmo tempo, a sua urina pode ser deficiente em substâncias que impedem os cristais de se colarem, criando um ambiente ideal para a formação de pedras nos rins.
Componentes que aumentam o risco de desenvolvimento de pedras nos rins incluem:
1) Histórico familiar
Se alguém da sua família tiver tido pedras nos rins, é mais provável que também tenha pedras. Se já teve uma ou mais pedras nos rins, tem um maior risco de desenvolver mais pedras.
2) Desidratação
O facto de não beber água suficiente aumenta o risco de pedras nos rins. As pessoas que vivem em climas quentes e secos e as pessoas que suam muito correm maior risco do que as outras.
3) Certas dietas
Dietas com elevado teor de proteínas, sódio (sal) e sacarose podem aumentar o risco de certos tipos de pedras nos rins.
Por outras palavras, isto é especialmente verdade no caso de uma dieta rica em sódio.
Demasiado sal na sua dieta aumenta a quantidade de cálcio que os seus rins devem filtrar e aumenta muito o risco de pedras nos rins.
4) Obesidade
Um elevado índice de massa corporal (IMC), grande circunferência da cintura, e aumento de peso permanecem associados a um risco acrescido de pedras nos rins.
5) Patologias e cirurgias digestivas
Cirurgias de bypass gástrico, doença inflamatória intestinal, ou diarreia crónica podem levar a alterações no processo digestivo que prejudicam a absorção de cálcio e água e aumentam a quantidade de substâncias que formam pedras na urina.
6) Condições e infecções
Outras condições como a acidose tubular renal, cistinúria, hiperparatiroidismo e infecções frequentes do tracto urinário podem também aumentar o risco de pedras nos rins.
7) Suplementos alimentares e medicamentos
Alguns suplementos alimentares e medicamentos, tais como vitamina C, laxantes (se utilizados em excesso), antiácidos contendo cálcio, e certos medicamentos utilizados para tratar enxaquecas ou depressão podem aumentar o risco de cálculos renais.
Leia também: