O que fazer em casos de envenenamento? Algumas pessoas sabem que em casos de envenenamento a primeira coisa é não entrar em pânico e dar a vítima alguma coisa que cause vômito para o fazer lançar o veneno para fora. Porém, nesse artigo você saberá se é exatamente isso que você deve fazer, além de outras questões que serão respondidas.
O veneno é qualquer substância, preparada ou natural, que por sua atuação química é capaz de destruir ou perturbar as funções vitais de um organismo. O contacto com o veneno pode ocorrer de diferentes formas. O tóxico pode entrar em nosso organismo através das seguintes vias:
- Digestiva – quando o tóxico é ingerido;
- Respiratória – quando o tóxico é inalado;
- Cutânea – quando o tóxico é absorvido pela pele;
- Picada de animal – quando o tóxico é o veneno libertado por um animal durante a picada ou dentada (ex.: víbora e lacrau – escorpião);
- Ocular – quando o tóxico atinge os olhos.
Em todos os casos, a gravidade da intoxicação depende de factores como:
- Idade;
- Susceptibilidade da vítima;
- Quantidade;
- Tipo de substância tóxica
- Via de penetração.
Os idosos e as crianças são mais vulneráveis.
Quais os sintomas de envenenamento
Como saber se uma pessoa está envenenada? Esteja atento aos sintomas:
- Queimaduras e vermelhidão intensa ao redor da boca;
- Salivação excessiva ou espuma pela boca;
- Respiração anormal;
- Tonturas ou confusão mental;
- Respiração ou hálito com cheiro de produtos químicos, como gasolina;
- Dor abdominal, náuseas, vómitos e diarreia;
- Arrepios e suores abundantes;
O que fazer em casos de envenenamento
A melhor recomendação do que fazer em casos de envenenamento é levar a vítima rapidamente ao hospital mais próximo para o devido tratamento.
Muitas pessoas acreditam que dar mel a vítima pode anular os efeitos do veneno, e que dar leite ou ovo cru pode causar vômito e fazer com que a vítima lance o veneno para fora, porém, os médicos recomendam não dar líquidos a vítima, já que isso pode favorecer a absorção de alguns venenos. Então, o melhor é buscar ajuda médica o mais rápido possível.
Alguns casos em que dar líquidos a vítima pode piorar a situação é se a vítima ingeriu algum detergente. Ao tomar água, o estômago fica repleto de espuma e isso agravaria a sua situação.
Se a vítima ingeriu lixívia, por exemplo, ao descer pelo sistema digestivo a lixivia queima o esófago e tomar qualquer coisa que o faça vomitar trará mais danos ainda, pois, ao descer a lixivia causou danos e queimou as paredes de órgãos internos e ao subir faria exactamente o mesmo.