O que significa útero em AVF?
O útero em AVF é uma condição em que o útero da mulher se encontra retrovertido ou invertido, ou seja, em vez de deitar para frente em sentido da barriga ele é viradinho para trás no sentido das costas.
Estudos mostram que entre 15% e 25% das mulheres possuem o útero retrovertido ou invertido.
Muitas pessoas se perguntam se é normal a mulher apresentar o útero retrovertido e o que pode acarretar?
Se você é uma dessas pessoas e quer saber as respostas para estas perguntas não pare de ler porque neste artigo vamos abordar sobre o útero retrovertido ou invertido.
Como referimos o útero AVF ou útero retrovertido é uma condição em que o colo do útero se encontra apontado para cima.
A posição do útero na pelve da mulher depende de um sistema de sustentação e de um outro sistema que se chama suspensão.
Eles são feitos por ligamentos, por músculos e em algumas pessoas esses ligamentos puxam um pouquinho mais para trás, o que leva a inversão do útero.
Principais causas do útero retrovertido
Algumas mulheres podem apresentar a condição do útero retrovertido desde o nascimento.
No caso de outras mulheres a retroversão pode se verificar nas seguintes situações:
- Durante o parto (posição geral transitória);
- Flacidez dos ligamentos que fixam o útero a pelve;
- Presença de miomas e outros.
Vou ter algum problema na vida?
Não! É apenas uma alteração anatômica do teu útero, que não traz nenhum problema grave para a sua vida e além disso como referimos acima, na maioria dos casos a mulher já nasce com o útero retrovertido.
Vou conseguir engravidar?
Quem tem o útero retrovertido consegue engravidar sem qualquer dificuldade.
Quando a mulher está menstruada o fluxo sanguíneo desce como se fosse um escorregador.
Ele desce mais fácil quando o útero é enviado para trás como se ele fizesse um esforço contra a gravidade para que o sangue consiga em seguida ser enviado via vaginal.
No caso das mulheres com o útero invertido o útero se esforça um pouco mais para empurrar o sangue menstrual para fora, podendo causar algum desconforto como cólica menstrual, uma dor lombar, dor nas costas ou ainda uma dor sacral e é apenas essa a diferença na hora de engravidar.
Portanto, a gravidez vai crescer e vai ocupar todo o abdômen da mesma forma que o útero virado para trás vai ocupar.
Quando é feito o diagnóstico do útero invertido
Geralmente o diagnóstico do útero retrovertido ou invertido é feito durante os exames de rotina, quando o ginecologista está colhendo o preventivo.
Ele pode ser feito via transvaginal ou ultrassom pélvico.
Tratamento de AVF
Não há necessidade de nenhum tratamento. A mulher com útero retrovertido AVF consegue ter uma vida normal, o que é preciso salientar é que existe uma doença chamada endometriose.
A endometriose tem como uma das principais causas o fluxo retrógrado, onde o fluxo de sangue não consegue sair pela vagina e volta pelas trompas, podendo ser alojado no abdômen da mulher.
Como o útero retrovertido não obedece este fluxo normal como mencionamos anteriormente, ele tem de fazer uma força contra a gravidade e um pouco mais de sangue pode refluir.
Assim, as mulheres com o útero retrovertido têm uma chance um pouquinho maior de ter endometriose.
Nota final
Se você fizer parte dos 15% de mulheres que têm o útero retrovertido ou invertido, fique tranquila e apenas converse com seu ginecologista, faça o diagnóstico e peça ele algum comprimido para cólica se houver.
Mais artigos: