Ser estressada não é saudável, além disso, pode influenciar para a tomada de decisões erradas ou atitudes de que você vai se arrepender depois. Diante disso, compreende-se a necessidade e a importância de evitar o estresse. Nesse artigo você verá várias dicas de como deixar de ser estressada.
Antes de tudo é importante identificar situações que mais deixam você estressada e tentar evitá-las. Se isso parecer difícil, tente colocar em prática estas dicas abaixo:
- Se organize. Antecipe detalhes para não se sentir estressado depois;
- Reconheça seus limites. Nem sempre é possível resolver um problema na hora em que você quer;
- Cuide de sua saúde;
- Seja social;
- Aprenda a relaxar;
- Faça o que você gosta;
- Chore se você sentir que precisa chorar.
Quais são os tipos de estresse?
Os 3 tipos de estresse são:
- Estresse agudo;
- Estresse agudo episódico;
- Estresse crônico.
Entretanto, a evolução do estresse se dá em três fases: alerta, resistência e exaustão.
O que causa o estresse excessivo?
O estresse pode ser estimulado por uma variedade de fatores e pode estar relacionado a relacionamentos familiares e amorosos, estresse no trabalho, escola ou faculdade, traumas, acúmulo de preocupações, dificuldades financeiras, carga de trabalho excessiva, mudanças no estilo de vida, etc.
Como ser menos estressada e explosiva?
Quando estiver no pico do estresse, pare, respire fundo e comece a fazer atividades que o façam se sentir melhor. Ouça música suave ou converse com colegas. Dessa forma, você pode se distrair de pensar em situações estressantes.
5 exercícios para aliviar o estresse
Estes são os exercícios que podem deixar você mais calmo e relaxado.
- Um dos primeiros sintomas físico do estresse é uma sensação geral de tensão por todo o corpo, acompanhada de dores musculares, principalmente nos ombros, costas e pernas;
- Caminhada;
- Dança;
- Tai chi chuan;
- Meditação.
Como diminuir o estresse rapidamente?
Você pode diminuir o estresse naturalmente seguindo as dicas abaixo:
- Praticar exercícios físicos;
- Utilizar óleos essenciais;
- Aprender a dizer não;
- Parar de procrastinar;
- Utilizar táticas de respiração;
- Manter contato físico positivo;
- Ouvir música relaxante.
O que o estresse pode causar ao coração?
Altos níveis de estresse podem levar a taquicardia e aumento da pressão arterial, condições que, se prolongadas, podem aumentar o risco de infarto e AVC.
É possível infartar de estresse?
Embora sejam minoritários, cerca de 15% dos casos de infarto são causados por uma situação de estresse repentino e muito forte, desencadeado pelo fechamento das artérias coronarianas.
Considerações finais
O estresse pode parecer não tão grave, mas evita-lo é o melhor que você pode fazer para garantir uma vida saudável e tranquila. Afinal, o estresse pode causar problemas graves como os que já mencionamos acima.
As dicas acima podem ajudar você a lidar com o estresse e ser menos estressada no seu dia a dia. Se depois de seguir as dicas você ainda se sentir muito estressada, recomendamos fortemente que você procure ajuda profissional o mais rápido possível para receber o melhor tratamento.
Leia também: