Um dos piores sentimentos que uma pessoa pode sentir no relacionamento é a insegurança. A insegurança nos relacionamentos muitas vezes é um sentimento que causa dificuldades significativas tanto para a pessoa que vive essa insegurança quanto para o parceiro.
Para superar esse sentimento é preciso tempo e saber de onde vem essa insegurança. Você precisa perceber se o que está sentindo é realmente insegurança antes de pensar em lutar contra esse sentimento.
O que é Insegurança no relacionamento?
Quando se trata de relacionamentos, a insegurança pode ser definida como “pensamentos, sentimentos e comportamentos desagradáveis acompanhados de expectativas de que a pessoa será prejudicada, magoada ou abusada psicologicamente ou fisicamente pela outra pessoa”.
Em um relacionamento a insegurança pode se manifestar de diversas formas: na forma de ser cético sobre as abordagens e intenções dos outros, sendo traído, sendo abandonado ou esperando levar um tiro nas costas.
Porém, em casos mais graves, a pessoa pode experimentar distorções significativas na percepção da realidade associada a ser seguido e tentar ser morto. Na verdade, todos nós temos certos níveis de insegurança.
As raízes da insegurança
A insegurança em muitos casos é formada na infância.
A presença de uma história de abuso físico, emocional ou sexual, humilhação, exposição a duras críticas, dificuldades em se relacionar com os pais, mensagens inconsistentes dentro da família, atitudes parentais manipuladoras são exemplos de situações que certas pessoas experimentam na infância e podem ser a base da insegurança nos seus relacionamentos adultos.
Da mesma forma, as mensagens transmitidas indiretamente dentro da família e as relações entre os próprios pais podem semear a desconfiança na criança que será o adulto do futuro, fazendo com que se sinta insegura.
Você tem problemas de insegurança no relacionamento?
Para lutar contra esse problema é preciso ter certeza de que você está realmente passando por ele.
Geralmente, pessoas inseguras agem com cautela e em guarda. Elas pensam que as pessoas em suas vidas irão prejudicá-las de certa forma. Eles são céticos quanto às atitudes e intenções das outras pessoas em relação a eles.
Já em relacionamentos íntimos, pessoas inseguras freqüentemente experimentam a sensibilidade de que outras pessoas se beneficiarão deles financeiramente ou moralmente, que serão humilhados, decepcionados, enganados, abusados física ou emocionalmente…
Existem diferentes maneiras pelas quais a experiência de insegurança pode se manifestar. A primeira delas é a entrega da pessoa a relacionamentos que aumentam a insegurança e a incapacidade de limitar as atitudes e comportamentos destrutivos de outras pessoas.
A pessoa que associa a intimidade a um resultado maligno com o qual não consegue lidar evita ao máximo os relacionamentos emocionais profundos ou experimenta sentimentos intensos de mal-estar e ansiedade em situações de intimidade.
As pessoas que lidam com a insegurança dessa forma geralmente relutam em compartilhar informações pessoais sobre si mesmas. Outro estilo de enfrentamento é o contra-ataque.
Geralmente, as pessoas nesse estilo agem com raiva, atacam agressivamente o outro lado e realizam ações que minam a confiança dos outros. De acordo com esse estilo de comportamento, a pessoa faz com que os outros vivenciem o que aconteceu ou pode acontecer em um mundo ruim que ela percebe.
Como lidar com a insegurança no relacionamento
Veja algumas dicas que vão te ajudar a lidar com a insegurança no relacionamento ou superá-la:
- Esqueça seu passado: Sua insegurança pode ser causada por problemas ou experiências do passado. A melhor maneira de superar isso é se esquecer de tudo o que já aconteceu com você no passado e memorizar que o presente pode ser melhor se você permitir.
- Não compare seu actual relacionamento com o seu relacionamento anterior: Você não está namorando a mesma pessoa. Então, como as pessoas são diferentes, você não precisa pensar que seu atual parceiro fará o mesmo com você ou decepcionará você como o anterior.
- Treine a confiança: Treinar a confiança pode ajudar você a superar a insegurança, pois você acreditará e confiará que seu novo parceiro cuidará de você de forma diferente. Você começará a confiar que tudo dará certo e será diferente do que aconteceu no passado.
- Aproveite seu relacionamento: Viva feliz e aproveite cada momento do seu relacionamento, nunca perca seu tempo pensando que a qualquer momento seu relacionamento acabará, apenas aproveite.
- Foque em fazer dar certo: Seja a melhor parceira ou o melhor parceiro para a outra pessoa, se esforce para dar certo, esqueça tudo o que te machuca e tente mudar seus sentimentos, você começará se sentir mais segura.
Leia também: