A depressão é uma doença grave que afecta uma grande parte das pessoas ao redor do mundo. Apesar de muitas vezes ser associado apenas à tristeza e variações de humor, a doença pode se manifestar na forma de sintomas físicos.
Se você deseja saber se está ou não com depressão leia o conteúdo até ao final e descubra.
Como saber se estou com depressão: Principais sintomas
Para ter certeza de que está com depressão você deve estar atento aos sintomas abaixo:
- Tristeza;
- Humor deprimido, que se caracteriza por desânimo persistente, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade;
- Ganho ou perda de peso;
- Perda de interesse em atividades que antes a pessoa apreciava;
- Perda de apetite;
- Dormir em excesso;
- Insônia;
- Dores de cabeça;
- Perda de energia ou fadiga acentuada.
Caso note alguns desses sintomas é recomendado procurar ajuda médica o mais rápido possível, pois a depressão é um problema grave e qualquer suspeita da doença não deve ser ignorada.
Como é o início de uma depressão?
O início de depressão pode ser diferente para pessoas diferentes. Isso geralmente depende da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.
Qual a idade mais depressiva?
A depressão é associada aos jovens, mas apesar disso, são os idosos que lideram o ranking dos mais afetados pela depressão. De acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a doença atinge cerca de 13% da população entre os 60 e 64 anos de idade.
Como se livrar da depressão sozinho?
Sim! É possível se livrar da depressão sozinho, apesar de ser pouco provável. Algumas recomendações de especialistas para isso incluem:
- Fazer atividades físicas. As atividades físicas são ótimos remédios naturais para a depressão, ansiedade, transtorno do pânico e outros transtornos mentais;
- Sair com amigos;
- Praticar meditação;
- Fazer voluntariado;
- Ter um hobby;
- Exercitar a gratidão;
- Encontrar grupos de apoio;
- Fazer um curso.
Qual é o chá que é bom para depressão?
Existem muitas receitas de chás que ajudam na depressão e insônia, porém, os mais indicados são os feitos com melissa ou cidreira, camomila e alfazema. Não recomendados tomar qualquer receita de chá sem antes consultar um médico.
Quem tem depressão sente muito sono?
É verdade que o excesso de sono é um dos sintomas da depressão. Mas é apenas um dos sintomas. Em muitos casos o excesso de sono é apenas uma necessidade de adequar o sono. Para alguns pacientes depressivos, dormir bastante pode se tornar uma maneira de fugir da realidade repleta de problemas e dos sintomas provocados pela doença.
Recomendações do autor: