Responder “não” a qualquer uma das perguntas não é um bom sinal para o seu relacionamento.
Estar apaixonado pode ser incrível – mas também pode fazer a gente ver relacionamentos defeituosos através de um lindo óculos cor-de-rosa.
Na realidade, decifrar se o relacionamento em que você está é feito para durar pode ser difícil – então Gary W Lewandowski, um cientista de relacionamento, professor de psicologia na Universidade de Monmouth e criador do www.ScienceOfRelationships.com, elaborou uma lista de 15 perguntas para decifrar se o seu relacionamento amoroso é bom para você.
Lewandowski disse que decidiu criar uma lista porque a pergunta número um que ele recebe é: “Como eu sei se estou no relacionamento certo?“
“É provavelmente a questão que as pessoas mais tem, porém são menos preparadas para responderem a si mesmas”, disse ele. “Quando tentam determinar, nem sempre sabem as perguntas certas a serem feitas e se concentram na coisa errada.”
De acordo com Lewandowski, responder “sim”, honestamente, a essas questões, que foram elaboradas baseadas na ciência e na intuição, significa que vale a pena ficar em seu relacionamento.
As 15 perguntas que revelam se o seu relacionamento vai durar
As perguntas são:
1- O seu parceiro faz de você uma pessoa melhor, e você faz o mesmo por ele?
2- Você e seu parceiro estão confortáveis em compartilhar sentimentos, confiar um no outro, estar perto e evitar se preocupar com a saída da outra pessoa?
3- Você e seu parceiro aceitam um ao outro como são, sem tentar mudar um ao outro?
4- Quando surgem desentendimentos, você e seu parceiro se comunicam respeitosamente e sem desprezo ou negatividade?
5- Você e seu parceiro compartilham decisões, poder e influência no relacionamento?
6- Seu parceiro é seu melhor amigo e você é o dele?
7- Você e seu parceiro pensam mais em termos de “nós” e “nós”, em vez de “você” e “eu”?
8- Você e seu parceiro confiariam um ao outro as senhas para mídias sociais e contas bancárias?
9- Você e seu parceiro têm boas opiniões um do outro – sem ter uma visão positiva exagerada?
10- Seus amigos íntimos, assim como seus parceiros, acham que você tem um ótimo relacionamento que resistirá ao teste do tempo?
11- Seu relacionamento está livre de bandeiras vermelhas como engano, ciúme e comportamento controlador?
12- Você e seu parceiro compartilham os mesmos valores quando se trata de política, religião, a importância do casamento, o desejo de ter filhos (ou não) e como pais?
13- Você e seu parceiro estão dispostos a sacrificar suas próprias necessidades, desejos e metas um pelo outro (sem ser um capacho)?
14- Você e seu parceiro têm personalidades agradáveis e emocionalmente estáveis?
15- Você e seu parceiro são sexualmente compatíveis?
Se você responder “não”, a má notícia é que seu relacionamento provavelmente não resistirá ao teste do tempo porque “só porque você pode encontrar o bem não significa que seja um bom relacionamento“, segundo Lewandowski.
Leia também: